PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

27/10/2020

Série Arduino Básico #63 - Usando o módulo TM1637 (display 4 dígitos) com Arduino

image

Série Arduino Básico

Neste projeto vamos mostrar como utilizar o módulo TM1637 para exibir o valor de uma porta analógica do microcontrolador Arduino. Ao usarmos um potenciômetro, o display irá exibir os valores de tensão entre 0 e 5V que são interpretados pelo Arduino como valores entre 0 e 1023. Ao clicarmos um botão valores passarão de números entre 0 e 1023 para números entre 0 e 5V.

Módulo TM1637 é constituído por 4 displays de 7 segmentos em conjunto (4 dígitos). O módulo TM1637 é de fácil integração com o Arduino, pois sua tensão de alimentação é de 5V e seu controle é feito apenas por 2 conexões com o microcontrolador. Os outros 2 pinos são utilizados para a alimentação do componente. Ideal para projetos com relógio (possui uma identificação central com dois pontos) e contadores que necessitem de um display de fácil visualização.

Observação: Este projeto utilizará uma biblioteca específica para o módulo TM1637 que disponibilizaremos junto com o sketch.

http://www.squids.com.br/arduino/templates/jsn_epic_free/images/logo.png

No Squids Arduino você vai poder construir este projeto e aprender como ele funciona. Muito legal!!!

Obs.: Todos projetos foram testados pelo site www.squids.com.br/arduino que traz um tutorial completo para cada montagem com a lista de componentes, código do programa (sketch), simulação online, montagem do circuito e explicação detalhada do projeto.

Para ver todos projetos básicos publicados no Squids, acesse: projetos básicos

Como o projeto deve funcionar

http://www.visualdicas.com.br/images/stories/apply.pngAcesse o link: Projeto 63 - Usando o módulo TM1637 (display 4 dígitos) com Arduino

1. Ao iniciar o programa, o display irá exibir um valor entre 0 e 1023, dependendo da posição que o eixo do potenciômetro se encontra.

2. Girando o eixo do potenciômetro no sentido horário, diminuiremos os valores até 0 (tensão de 0V na porta analógica A0 do Arduino).

3. Girando o eixo do potenciômetro no sentido anti-horário, aumentaremos os valores até 1023 (tensão de 5V na porta analógica A0 do Arduino).

4. Ao clicarmos o botão, os valores exibidos display serão os valores reais de tensão entre de 0 e 5V.

5. Clicando novamente o botão, os valores serão exibidos entre 0 e 1023.

Veja abaixo a montagem do circuito:image

Veja abaixo o vídeo do projeto em ação:

Veja o tutorial completo em: Projeto 63 - Usando o módulo TM1637 (display 4 dígitos) com Arduino

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics