Inclusão digital para todos – (óculos-mouse)
O Brasil sai na frente na tecnologia para inclusão de deficientes físicos no mundo digital, graças aos alunos Alexandre Sampaio, Cléber Quadros e Filipe Carvalho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), que desenvolveram um dispositivo eletrônico denominado óculos-mouse, capaz executar todos os comandos de um mouse com o simples movimento da cabeça e o piscar dos olhos.
Foto: Dephot e CCS IFSul (reitoria)
Segundo o Professor de Eletroeletrônica do campus Charqueadas e um dos orientadores do projeto, Márcio Bender, comenta que o projeto tem muitas chances de comercialização, “Essa é a expectativa. O equipamento é eficiente, de baixo custo e atende às necessidades e limitações do usuário”, afirma.
O projeto foi apresentado no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológico, realizado em Brasília, nos dias 23 e 27 de novembro de 2009, e já é um sucesso…
Conforme explicado no Portal da Educação (MEC), é possível acionar o clique do mouse apenas com um piscar de olhos, através de um sistema eletrônico interligado, que utiliza um emissor de luz infravermelha e um receptor fixados em um par de óculos.
Para a movimentação do cursor, foi desenvolvido um sistema de sensores, colocados em locais específicos nos óculos. Eles captam a inclinação da cabeça, tanto para a direita como para a esquerda, e transmitem o sinal ao mouse.
Mais uma vez, o Brasil mostra o seu talento… boa vontade política, investimento certo (sem desvios/corrupção) e educação, é o suficiente para que nossos meninos se despontem em relação ao Mundo! Acorda Brasil…
Parabéns aos alunos: Alexandre Sampaio, Cléber Quadros e Filipe Carvalho
Foto: Dephot e CCS IFSul (reitoria)
Veja o artigo completo em: Portal MEC
até mais… [ byALF ]
Nenhum comentário:
Postar um comentário