PREFERÊNCIAS-DIVERGÊNCIAS-INTRANSIGÊNCIAS E CONFLITOS
A preferência, predileção ou manifestação espontânea de afeição e de atenção, por alguém ou alguma coisa em relação a outra pessoa ou a outra coisa, é natural uma vez que não somos todos iguais.
Essa diferenciação pode, e deve, ser aproveitada para incentivar os relacionamentos, as discussões, os debates e o conhecimento de ideias e sugestões variadas.
Já a divergência assume um caráter de discordância, de desacordo, de dissensão, que pode levar ao desentendimento.
Essa aparente incompatibilidade precisa ser trabalhada no sentido de exercitar a capacidade de fazer acordos, aproximar as partes contrárias e fortalecer a união para o bem comum.
A intransigência, intolerância, ou austeridade de caráter, opõe-se categoricamente à compatibilidade de entendimento e pode gerar conflitos.
O conflito excede a todas as expressões de desentendimentos, pelo seu caráter de agressividade. Trata-se de uma oposição de ideias, de interesses e de sentimentos podendo causar a desordem, a confusão, o tumulto, e a desintegração.
O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser vistas como incompatíveis.
Há que se considerar: o conflito exterior que se manifesta através da discussão irreverente e hostil, da revolta simples ou organizada, das desuniões e desorganizações sociais; o conflito interior que pode resultar em ressentimentos, inquietações, desajustes mentais e emocionais com consequências negativas para a saúde orgânica e funcional.
O conflito interior requer cuidado psicossomático que consiste em conscientização das suas causas e efeitos, mudança de atitudes, passividade, e até tratamento especializado se for preciso.
O conflito exterior requer uma administração de conflito que tem por objetivo a harmonização, o entendimento, os acordos, através de orientações, sugestões mediadoras e negociações executadas com diplomacia, acompanhamento e conciliação.
Em certos casos e circunstâncias o conflito pode apresentar efeitos positivos como elemento motivador da criatividade. Isso deve ser inteligentemente aproveitado nos empreendimentos que estão voltados para a produtividade, a inovação e o aperfeiçoamento.
Luiz Gonzaga S.Ferreira - 25/07/2010
Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II
Nenhum comentário:
Postar um comentário