PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

28/05/2011

Coloque um desktop pessoal no seu PC e navegue na nuvem sem precisar instalar nada!

tariqkrimjolicloud

Jolicloud como desktop virtual

Sabemos que num futuro próximo, os computadores pessoais (exceto computadores para uso profissional) trabalharão basicamente na nuvem, ou seja, aplicativos que cada vez menos precisarão ser instalados no computador, pois serão acessados diretamente pela internet. O mesmo acontecerá com arquivos de texto, imagens e vídeos. Tudo ficará armazenado em servidores espalhados pelo mundo…

Com o avanço tecnológico das transmissões de dados via banda larga e dos dispositivos móveis, tipo smartphones, tablets e notebooks, fica muito evidente as vantagens de se trabalhar em nuvens (leia: Computação em nuvem? Já ouvi falar…)

Pensando nisto, as empresas de TI estão cada vez mais empenhadas em desenvolver e aperfeiçoar sistemas operacionais, como o Chrome OS do Google, Windows Azure da Microsoft, CloudMe, Jolicloud, entre outros. A princípio, estes sistemas foram desenvolvidos especificamente para os netbooks, mas com os avanços tecnológicos, acredito que convergirão para uma padronização em todos os dispositivos, rodando desde celulares, que utilizam sistemas operacionais específicos, até em televisores interativos conectados na web.

image

Para quem está começando agora nesta nova tecnologia, nada melhor do que experimentar. Portanto, escolhi para isto um sistema operacional simples, gratuito, extremamente leve e de fácil utilização, que usa o mínimo de instalações na sua máquina. Jolicloud é um sistema baseado em Linux e é muito fácil de instalar…

Jolicloud connects you to all the things you care about in the cloud.(Jolicloud conecta você para todas as coisas que você precisa na nuvem)

image

Mas o melhor é que podemos conhecer este sistema sem precisar instalar nada, pois ele roda em várias plataformas: como extensão para o Chrome, nos navegadores Firefox, Chrome e Safari, além de poder ser instalado no seu computador, netbook, iPad e futuramente nos sistemas Android…

image

Usando o Jolicloud como desktop para nuvem

Acesse o site: http://my.jolicloud.com/

Para acessar o desktop Jolicloud você poderá se cadastrar em [Sign up]. Se tiver conta no facebook, poderá acessar clicando no link [Login with Facebook]. No nosso exemplo, vamos utilizar esta opção (o acesso via Facebook é bem seguro para este aplicativo).

image Após entrar com seu login e senha da sua conta no Facebook, clique no botão [Permitir].

image

Pronto, você já está conectado ao Jolicloud. O desktop vai ajudar você a gerenciar todos os aplicativos online que estão na nuvem…

Obs.: Mesmo em inglês (atualmente disponível apenas nos idiomas inglês ou francês) o desktop não oferece dificuldades na sua operacionalização. É bem simples e intuitivo.

image

Para acessar os aplicativos, clique no ícone desejado. Como exemplo, vamos clicar no jogo [Space Invaders] dos anos 80…

image

E “voilà”, você entrará no jogo que foi uma febre nos fliperamas dos anos 80…

image

Para personalizar o fundo do seu Jolicloud, clique no ícone no canto direito inferior…

joli1 Escolha o fundo de tela desejado e clique no ícone desejado…

image

Para mudar de página basta clicar nos botões no final da página…

joli2

Página 2, por exemplo…

image

Acrescentando mais aplicativos online

Para acrescentar mais aplicativos no seu Jolicloud, clique no botão [ + ] que aparece no menu superior…

image

Agora escolha o seu aplicativo, observando a coluna [Web Apps]… Depois de escolhido, clique no botão [Add]. No nosso exemplo vamos escolher o jogo [Angry Birds].

image

Obs.: Clique em [Add New App] para você inserir seus próprios desenvolvimentos App e compartilhá-los com seus amigos.

Para voltar ao painel, clique no ícone que fica ao lado do botão [ + ].

image

O novo aplicativo irá aparecer como o último aplicativo do seu painel…Se desejar, clique no ícone e arraste para posicioná-lo em outro local. Para excluí-lo, clique no [ x ] que aparece no canto esquerdo da moldura…

image

Agora você poderá ir organizando seus ícones da forma que desejar, inserindo, excluindo ou alterando a posição dos seus aplicativos … Tem muitos aplicativos interessantes para você descobrir. Todos são gratuitos (pelo menos por enquanto). Também é possível compartilhar aplicativos com seus amigos….

Para conseguir amigos, clique no ícone  [Stream] na barra superior. Depois pesquise novos amigos para seguir, clicando em [Follow].

image

Para ver e compartilhar aplicativos, clique em [Stream]. Nesta página você poderá acompanhar todas as atividades de seus amigos…

image

Para visualizar a sua página social, clique em [Public Page]. Para acessar a minha página, clique: http://my.jolicloud.com/angelo.alf

image

Armazenando arquivos e documentos…

Clique no ícone “files” no menu superior. No menu lateral, escolha Dropbox, para armazenar arquivos ou Google docs, para documentos…

Nota: Dropbox é um disco virtual com funções de armazenamento e compartilhamento de arquivos e pastas online. Funciona como uma pasta compartilhada de rede local (como da sua empresa, por exemplo), só que o funcionamento é pela web, e você gerencia facilmente como se fosse uma pasta local no seu HD.

image

Incluindo o aplicativo no Google Chrome

Utilizando o Google Chrome, acesse o link jolicloud  Chrome App e clique no botão [Instalar].

image

Pronto, agora quando você abrir uma nova janela, o link Jolicloud facilitando o seu acesso ao Desktop Virtual.

image

Opinião

Neste artigo deu para você conhecer um pouquinho da navegação na nuvem, com o Jolicloud funcionando como um desktop virtual. Isto é uma pequena amostra do que será no futuro, onde quase tudo irá rodar em um ambiente online através da internet…

image

Mas o Jolicloud é muito mais do que este excelente desktop para gerenciar aplicativos online… O Jolicloud é um sistema operacional para a nuvem, muito bem desenhado, leve, e completo. O Jolicloud é perfeito para a utilização em netbooks ou qualquer outro computador que possua uma configuração insuficiente para rodar programas e jogos instalados diretamente na máquina, transformando-os em computadores virtuais para a navegação na web…

83326

Acredito que no futuro, estes sistemas se tornarão padrão para smartphones, tablets e até televisores conectados na web…

Em breve vamos mostrar como instalar o sistema operacional Jolicloud no seu PC antigo, e fazer dele um excelente navegador web…

Assista o vídeo abaixo, que mostrará mais como utilizar o Jolicloud como o seu desktop pessoal para a nuvem…

Jolicloud Video Tour from Jolicloud on Vimeo.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics