PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

09/11/2011

Como criar a sua Google Page – a página de fãs do Google +

googleplusnew

Google+ abre espaço para empresas

Recentemente o Google lançou o Google+ para Business, que tem como um dos seus objetivos permitir que qualquer pessoa possa criar uma página de fãs única, assim como já existe há muito tempo no Facebook. A página de fãs é uma forma de reunir pessoas interessadas em uma determinada comunidade (como as velhas comunidades do Orkut, lembra?), que pode ser uma idéia, uma instituição, uma marca, um blog, site e até mesmo grandes empresas, como Guaraná Antarctica, Gol, Unilever e Walmart que já estrearam com os seus novos perfis corporativos….

imageCriar uma página de fãs no Google+ (ou corporativa como queira) é bem simples e fácil de fazer (leia também: Como criar uma Página de Fãs no Facebook – atualizado para o novo perfil). Vamos neste artigo dar todas as dicas para você criar e utilizar da melhor forma este novo recurso do Google

E lembre-se, redes sociais hoje em dia são excelentes ferramentas para divulgação e marketing da sua empresa, além de permitir a sua integração direta com o consumidor (melhor ainda: o Google+ tem o “hangout” que possibilita videoconferências ao vivo, conectando a sua empresa a vários consumidores).

Criando a sua página corporativa no Google+

Primeiramente, você precisa ter uma conta pessoal no Google+ (leia: Google+ está agora aberto para todos). Acesse o Google+ e faça o login…

Acesse a Página Inicial e procure no o link [Criar uma página no Google+] que fica na lateral direita (bem embaixo)

Googlepage1

Na figura abaixo dá para visualizar melhor. Clique no link [Criar uma página do Google+].

image

Agora escolha a categoria da sua página de acordo com as características abaixo:

  • Empresa ou Local Próximo – Para uma empresa física, loja ou algo que possa ser integrado diretamente no Google Places e o Google Maps.
  • Produto ou Marca – Ideal para e-commerce, sites, blogs ou marcas. Se você quer colocar seu site/blog numa página de fãs do Google+  esta é a melhor opção.
  • Empresa, Instituição ou Entidade – Igrejas, Instituições, ONGs ou Entidades. A princípio a integração será diferente da primeira opção, onde a localização física será o ponto mais forte.
  • Artes, Entretenimento ou Desporto - Artes, Entretenimento ou Esportes. No caso dos blogs relacionados a esportes, por exemplo, é preferível indexá-los diretamente nessa categoria específica, a não ser que o conceito “Marca” seja mais importante para você.
  • Outro – Para colocar empresas, serviços, comunidades, sites ou blogs que não se enquadrem em nenhuma das opções acima.

No nosso exemplo, vamos usar a marca Visual Dicas. Neste caso, clique  em [Produto ou marca].

Atenção: Esta é a parte mais importante da criação da página. Embora você possa alterar o nome da sua página a qualquer momento, outras informações não mais serão possíveis. Portanto, procure escolher a categoria mais adequada para o seu propósito…

image

Preencha os dados:

a) Nome da página (ou perfil) – no exemplo Visual Dicas

b) URL do site (opcional) – usamos Website

c) Seu conteúdo é indicado para – usamos qualquer usuário

Seletor de idade das páginas do Google+

Depois que você configura sua página e escolhe uma categoria de idade (conteúdo é indicado para), os recursos interativos que exigem que os usuários façam login estarão limitados a usuários com idade igual ou superior à idade mínima. Não esqueça que todas as páginas são públicas. O seletor de idade não afeta a visibilidade da página ou do conteúdo. Escolha uma categoria de idade mínima apropriada para sua página.

d) Leia e selecione [Eu concordo com os Termos das Páginas e…]. Depois clique em [Criar].

image

Aguarde alguns instantes e pronto. Sua página corporativa está pronta.

image

Configurando a sua Página de Fãs

Primeiro, crie um slogan para a sua marca ou produto. Depois acrescente-o no campo [Frase].

image

Depois clique em [Alterar foto do perfil] para enviar imagem do perfil. Após o  upload, recorte a imagem no tamanho desejado.

image

Se preferir, clique em [Kit criativo] que dá para criar alguns efeitos. Alterada a imagem, clique em [Salvar esta imagem] que aparece no menu superior direito, ou em [Cancelar] para voltar para a janela anterior.

image

Ajustada a imagem, clique no botão [Definir como foto do perfil].

image

Concluído o Slogan e a Foto do perfil, clique no botão [Continuar].

image

Agora clique no botão [Concluir]… (Não compartilhe ainda a sua página, espera até finalizá-la completamente acrescentando mais recursos)

image

Pronto, a sua página agora está disponível na rede…

image

Editando o seu perfil da página

Vá até [Perfil] e selecione [Sobre] no menu. Depois clique no link [Edite seu perfil]

image

As configurações do perfil da sua página de fãs são feitas de forma parecida que no perfil pessoal. Acrescente uma apresentação, informações de contato. Clique em [Adicione algumas fotos aqui] para dar um certo charme na página…

image Depois acrescente todos os links importantes e que são relacionados ao seu produto ou marca… Clique me [Que páginas interessam a você?]..

image Defina os links em [Adicionar link personalizado].

image

E finalmente, defina a visibilidade dos seus futuros seguidores…

image

Depois de tudo configurado, clique em [Concluído] que fica na parte superior da página.

image

Para fazer novas edições e deixar a sua página sempre atualizada, clique no botão [Editar perfil].

image

Acrescentando conteúdo

Faça da mesma forma que na sua Página Pessoal. Em Stream acrescente um texto, imagem, vídeo, link ou um local. Depois defina quais os círculos pode ter acesso. Clique em [Compartilhar] para enviar a mensagem…

image

Você pode alterar sua mensagem (Editar, Excluir, criar link, Desativar comentários ou Bloquear) clicando na setinha que fica ao lado da mensagem.

image

Compartilhando e convidando amigos

Agora que sua página está mais completa, está na hora de convidar os primeiros seguidores.

Vá para Perfil e clique no botão (verde) [Compartilhar sua página].

image

Clique no link [Adicionar círculos ou pessoas com os quais compartilhar]

imageAgora vá adicionando os círculos do seu perfil pessoal, que você deseja compartilhar…

image

Depois de definidos todos círculos, clique em [Compartilhar]

image

Acessando a sua página diretamente do perfil

Para acessar a sua página (você deverá estar conectado, é claro), basta acessar o seu perfil e entrar na Página Inicial. Ao lado da imagem do perfil, clique na seta. Depois é só escolher, seu perfil pessoal ou suas páginas…

image

O mesmo acontece quando você está na sua Página de Fãs. Veja a figura abaixo:

image

Curtindo uma página

Para alguém curtir a sua página, basta que um amigo clique no botão +1 que fica abaixo da imagem do perfil (o botão aparece apenas para visitantes).

image

Agora que você conheceu um pouquinho mais sobre a nossa empresa, que tal fazer uma visitinha e aproveitar para curtir a nossa página?

Clique aqui e torne-se fã do Visual Dicas no Google+!

Se você acha que está muito difícil, não se preocupe. Navegando mais nas suas páginas (perfil pessoal e perfil corporativo) você conhecerá aos poucos todos os recursos do Google+. Quem quiser saber mais, clique no link http://www.google.com/+/business/index.html, um tutorial completo do Google+ para você (em inglês). Nós do Visual dicas também iremos, sempre que possível, apresentar-lhes novidades e dicas desta super rede social…

Até mais… a gente se vê no Google+…

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics