Novos profissionais: Geração Z
Da redação - Empregos.com.br
Texto original de Eduardo Shinyashiki
Chega ao mercado a geração mais conectada. Conheça o comportamento desses novos profissionais.
O mercado está começando a receber uma nova geração de profissionais: a geração Z. De um ponto de vista sociológico são os novos jovens que nasceram pós 1995, já imersos ao mundo tecnológico, internet e a globalização.
Essa geração deve trazer fortes modificações para o mercado como um todo. A tendência, sob a influência desses novos profissionais, é a integração total com a tecnologia. Enquanto alguns empresários veem a chegada desses nativos tecnológicos com otimismo, outros, mais conservadores, temem pelo que está por vir.
É necessário que as empresas entendam que esses jovens vivem num ritmo fragmentado, devido à variedade de atividades que executam simultaneamente: ouvem música, navegam na internet e assistem filmes, tudo ao mesmo tempo. Se pensarmos que em breve eles chegarão ao primeiro emprego, essa característica poderá ser benéfica na medida em que trará funcionários multitarefa.
O celular, os novos aplicativos e as redes sociais como Facebook, Google+ e Twitter fazem com que os jovens de hoje vivam em constante diálogo e valorizem a comunicação. Assim, tendem a exigir novos tipos de relações interpessoais e muitas explicações daquilo que é solicitado. Em empresas com uma hierarquia flexível, essa atitude é positiva, até encorajada, mas, em companhias com posições bem definidas, os questionamentos podem não ser tão bem vistos.
A Geração Z nasceu e vive em um mundo globalizado, por isso, tem uma visão ampla do seu trabalho. Os futuros profissionais enxergarão a empresa em todos os âmbitos e terão uma noção maior do que deve ser feito para que ela cresça. Também entenderão que a organização está inserida em um universo de conexões, e a importância de mantê-las saudáveis aumentará.
Essa geração pede mudanças. Conectados com o mundo digital, os jovens que nasceram sob o domínio da tecnologia chegam ao mercado de trabalho esperando por um mundo semelhante ao seu, conectado, aberto ao diálogo, veloz e global. Aos empresários, fica a opção de encarar essa mudança e atualizar seu negócio, criando novas formas liderança e motivação, ou lutar contra a maré e manter-se conservador frente às mudanças ocorridas nos últimos anos.
Matérias relacionadas:
Geração Y valoriza mais ambiente de trabalho agradável que salário
CEOs e Geração Y têm visões distintas
Nenhum comentário:
Postar um comentário