Recurso “metatags” do Blogger
O Blogger possui um recurso bastante interessante que poucos blogueiros utilizam. É o “metatag description” que está disponível para ser definido tanto na página principal quanto nos seus artigos sem a necessidade de programação.
Meta Tags são uma importante ferramenta de comunicação entre o seu blog e os sites busca. Utilizando-se essa tag, quando alguém encontra a sua página nos sites de busca, verá uma pequena descrição do seu blog ou de suas postagens. Resumos interessantes podem fazer com que mais pessoas acessem os seus links.
Entendendo o que é uma “metatag”
A “metatag” é um tipo especial de “tag”, utilizada em HTML (código para páginas web) para diversos fins. Muitos serviços de busca, como o Google e o Bing, por exemplo, utilizam “metatags” para obter informações sobre o conteúdo e descrição do seu site.
Para você visualizar as linhas de comando HTML, clique com o botão direito sobre o site desejado e selecione [Código-fonte]. Se preferir, digite as teclas [CTRL+U] para acessar o código fonte da página;
Uma nova janela mostrará o seu código fonte. Observe que ele é formado por uma grande quantidade de linhas. Grande parte dessas linhas começam com um símbolo “<” seguido de uma palavra. Essas são as “tags” do seu HTML.
As linhas de “metatags” começam com “<meta” e como já dissemos, servem para passar instruções e informações aos programas e aplicativos externos, como sites de busca, por exemplo.
Veja abaixo algumas “metatags” que utilizamos para informar aos sites externos ( a descrição principal (description) e lista de palavras chaves (keywords) do nosso blog.
<meta content='Dicas de informática, Internet, Blogs, Software, Hardware, Tecnologia, Gestão Empresarial, Recursos Humanos e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Treinamentos e Cursos Profissionalizantes.' name='description'/>
<meta content='visual, dicas, visualdicas, internet, blog, blogger, informática, cursos, online,profissionalizantes, grátis, gratuito, Google, wordpress, browser, SEO, Facebook, visual dicas' name='keywords'/>
A metatag “description” como mostramos acima, permite a criação de uma descrição do seu blog no Google ou em outros buscadores quando usuários encontram a sua página. Veja nosso exemplo abaixo:
Definindo metatag “description” da página principal
Se você ainda não definiu ou quer alterar a descrição do seu blog para os sites de busca através do metatag description, mostraremos a seguir como fazer essa configuração sem que você precise editar o código HTML.
Definindo a descrição para a página principal do seu blog, você automaticamente irá ativar a opção descrição de pesquisa de postagem para todos os seus artigos.
Acesse o site: https://www.blogger.com
Clique no blog que você deseja definir ou alterar a “metatag’. No nosso exemplo vamos clicar em Visual Dicas: A sua fonte de informação!
No menu lateral, clique em [Configurações].
Mais abaixo, clique em [Preferências de pesquisa].
No campo Metatags, clique em [Editar].
Escolha a opção [Sim]. Observe que será aberta uma nova caixa onde você irá preencher com a descrição do seu blog. Depois, clique em [Salvar alterações].
No nosso exemplo, fizemos uma alteração na descrição inicial…
Observações importantes sobre a “Descrição” da página principal
1 - Embora o Blogger permita utilizar até 150 caracteres para descrever o seu blog, utilize no máximo 130 caracteres. Isso é o limite que o Google usa nos resultados de busca. Quando a descrição for maior que 130 caracteres, o excedente aparecerá com “…”.
2- É normal demorar para que a nova descrição apareça corretamente no Google, ou outro site de busca. Isso pode demorar horas e até mesmo dias para se concretizar. Portanto, você terá que ter paciência para visualizar a sua nova configuração do “meta description” da página principal do seu blog.
Definindo metatag “description” para seus artigos
Para gerar descrições dos seus artigos nos sites de pesquisa é preciso ter uma metatag description para cada cada postagem publicada, como mostraremos a seguir:
Dentro do Blogger, clique em [Postagens] que aparece no menu lateral.
Clique na postagem que você deseja definir a descrição. No nosso exemplo vamos clicar na postagem Música para todos (streaming de qualidade e gratuito).
Na menu lateral, denominado Configurações de postagens, clique na opção [Descrição da pesquisa].
ATENÇÃO: Esta opção só aparecerá no editor do Blgger se você definiu a metatag para a página principal do blog, como mostramos anteriormente.
Descreva o artigo no campo que se abrirá. Ao terminar, clique em [Concluído].
Obs.: Siga as mesmas recomendações dadas anteriormente, ou seja, utilize no máximo 130 caracteres para descrever suas postagens. Aguarde alguns dias para que o Google concretize a descrição do seu artigo nos resultados de busca.
Feita a descrição de pesquisa do artigo, clique [Visualizar] e depois em [Fechar] para voltar a sua lista de postagens (se você usa o Live Writer como editor), ou clique diretamente em [Atualizar] se você utiliza o Blogger como editor.
Atenção: Não é preciso clicar no botão Atualizar para concluir a metatag descrição de pesquisa, clicando em Visualizar e depois em Fechar.
Como mostramos acima, faça a descrição para cada artigo do seu blog desejar. Recomendamos que comece a fazer descrições das postagens para todos os novos artigos que escrever, se beneficiando deste recurso importante.
Como saber se a “metatag description” está definida para o seu artigo
Abra a página do artigo que você fez a descrição. No nosso exemplo vamos abrir a página Música para todos (streaming de qualidade e gratuito).
Clique com o botão direito sobre a página e selecione [Exibir Código-fonte da página], ou digite as teclas [CTRL+U] para acessar o código fonte da página.
No código procure o trecho <meta content=”descrição”> que contenha a descrição definida por você. Observe na figura abaixo que a descrição é igual ao que colocamos na definição de pesquisa do artigo.
Desta forma, as definições de “metatag description” estão funcionando no template do seu blog.
Agora é só esperar para que os resultados comecem aparecer nos sites de pesquisa. Bom trabalho!
muito boa a dica companheiro.
ResponderExcluir