Testando o seu blog
Uma coisa importante que um blogueiro precisa fazer periodicamente é verificar a saúde do seu blog, pois não são apenas as pessoas que estão expostas a crimes virtuais. Sites, blogs e servidores são diariamente invadidos por hackers e programas maliciosos (leia a Cartilha de Segurança da Internet).
Muitos criminosos utilizam a invasão nos sites e blogs para obtenção de informações ou mesmo para a disseminação de spam, vírus ou scripts maliciosos.
Um blog contaminado pode causar muitos danos não apenas para os visitantes e leitores, mas também para o desempenho do seu blog. Serviços de buscas, como o Google principalmente, bloqueiam a visita de leitores a partir do resultado em sites contaminados, causando queda no número de visitas por vários meses, mesmo após a descontaminação do site.
Portanto, antes de receber o alerta do Google, verifique o seu blog e o servidor regurlarmente para descobrir possíveis invasões com antecedência. Neste artigo, vamos apresentar um opção muito simples para você fazer o teste sem precisar de qualquer conhecimento técnico para isso.
Serviço de verificação de sites e blogs
Estamos falando do Sucuri SiteCheck que é um serviço online gratuito que verifica se o seu blog está contaminado e se está na lista negra dos principais sites de segurança da internet: Google Safe Browsint, Norton, AVG, Sucuri, Phish Tank e McAfee Site Advisor, entre outros.
No serviço do Sucuri SiteCheck é verificado pelo menos 9 itens:
- Se seu domínio consta em blacklists de buscadores e entidades de segurança
- Se possui ou instala malwares
- Códigos javascripts ou outros scripts maliciosos
- iFrames maliciosos
- Downoad automáticos
- Redirecionamentos automáticos
- Se seu servidor é usado para espalhar SPAM
- Outras anomalias
Fazendo a verificação você poderá saber como está a segurança do seu blog. Vale lembrar que o escaneamento é gratuito, mas se o seu blog estiver contaminado o serviço poderá providenciar a solução do problema desde que você pague para isso, o que é bem caro por sinal (mas vale a pena pela qualidade do serviço prestado).
É claro que você também poderá eliminar a invasão de outras formas, mas o mais importante é que sabendo da contaminação você tome providências imediatas, deixando o seu blog offline e depois buscar ajuda através de outros aplicativos e serviços de segurança disponíveis.
Utilizando o Sucuri SiteCheck
Acesse o site: http://sitecheck.sucuri.net
No campo Scan Website, digite o endereço do seu blog (não é preciso digitar http://).
Clique no botão [scan website].
Aguarde alguns instantes e veja o resultado a seguir.
Clique na aba [Website Datails] para visualizar detalhes do blog. Nesta relatório é criada uma lista com todos os links presentes na página que foi verificada. Com isso é possível verificar se algum link oculto foi colocado indevidamente no seu site ou blog.
Clique na aba [Blacklist Status] para visualizar como os serviços de segurança da internet enxergam o seu blog. (Se clean, indica que está tudo bem).
Refazendo o escaneamento do site
Para refazer o escaneamento do URL na mesma hora, você precisará limpar o cache do aplicativo. Para isso, volte na aba [SiteCheck Results] e abaixo do relatório, clique no link [Force a Re-scan].
Fazendo o escaneamento de páginas do blog
Portanto, para se certificar que tudo está certo com suas páginas, faça um escaneamento agora mesmo do seu blog: página inicial e páginas que você desejar.
No exemplo abaixo, fizemos o escaneamento da página:
http://visualdicas.blogspot.com.br/2014/08/como-definir-metatags-diretamente-no.html
Calma, Cine Portal Google Drive
ResponderExcluirO teste é gratuito sim! Leia o artigo novamente, por favor!!!
"Fazendo a verificação você poderá saber como está a segurança do seu blog. Vale lembrar que o escaneamento é gratuito, mas se o seu blog estiver contaminado o serviço poderá providenciar a solução do problema desde que você pague para isso, o que é bem caro por sinal (mas vale a pena pela qualidade do serviço prestado)."
PS.: Um pouco de educação não faz mal a ninguém...
Using AVG protection for a number of years now, I'd recommend this solution to you all.
ResponderExcluir