Como definir o seu negócio digital
Quem já leu o artigo 3 formas “quentes” para ganhar dinheiro trabalhando em casa e está pretendendo criar os seu próprio negócio digital, mas ainda não tem uma direção conclusiva de como iniciar esta atividade, poderá agora, lendo este novo artigo, amadurecer um pouco mais os seus conceitos para a escolha do caminho correto.
A primeira coisa que quem quer criar um negócio online precisa fazer é responder a pergunta abaixo:
- De qual assunto o meu negócio digital irá tratar?
A pergunta parece simples, mas é fundamental para todo o planejamento do seu negócio, além de definir qual o produto/conteúdo que deverá ser divulgado, caso ainda não tenha nenhum.
Nesta primeira fase de planejamento você deve escolher qual segmento do mercado que você pretende trabalhar. Lembre-se, não dá para você “abraçar o mundo agora”!
Tecnicamente podemos chamar o assunto ou segmento que o seu negócio irá atuar como nicho de mercado.
Definir um nicho vai te ajudar a concentrar todos os seus esforços onde eles têm maior probabilidade de dar certo. Permitirá também que você crie estratégias eficazes e conquiste a confiança das pessoas afins com mais facilidade.
Portanto um dos principais segredos de um negócio digital é a escolha correta do nicho de mercado que o seu negócio irá atuar, pois:
- Facilita e direciona a comunicação aos consumidores afins;
- Ajuda a definir produtos e conteúdos mais assertivos;
- Cria um posicionamento mais rápido no mercado;
- Permite explorar áreas com mais oportunidade de lucro e baixa concorrência.
- Gera mais conversão (melhor divulgação)
Nicho de Mercado (digital)
O que é nicho de mercado?
O nicho de mercado é um pedaço segmentado do mercado digital, ou seja, é um grupo menor de pessoas de um determinado setor que possuem necessidades e interesses específicos.
É portanto, um grupo de pessoas que possuem problemas que precisam de solução (dor) ou que possuem desejos (prazer) em comum.
Vantagens de escolher o melhor nicho para o seu negócio:
- Definição do produto/conteúdo mais assertivo;
- Menor concorrência;
- Identificação de parcerias;
- Público mais qualificado para o seu produto ou conteúdo;
- Estratégias mais eficazes;
- Melhor comunicação e publicidade;
- Mais conversões (vendas) com maior lucro;
- Construção de autoridade para o seu negócio (referência).
Principais mercados digitais (na ordem de interesse):
1 – Dinheiro
Exemplo de Nichos: Negócios, Investimentos, Cripto moedas, MKT digital
2 - Saúde
Exemplo de Nichos: Beleza, Bem estar, emagrecimento, fitness
3 - Relacionamento
Exemplo de Nichos: Namoro, Como conquistar mulheres, performance sexual
4 - Estilo de vida
Exemplo de Nichos: Hobbies, esportes, PETs, viagens
5 – Desenvolvimento pessoal
Exemplo de Nichos: Aumentar a produtividade, depressão, espiritualidade
6 – Profissionalizante
Exemplo de Nichos: Programação, idioma, design
Nota do Autor: Sem dúvida, os 3 primeiros mercados (Dinheiro, Saúde e Relacionamento) são os mercados que agrupam o maior número de pessoas interessadas.
Veja abaixo exemplos de nichos a partir do Google Search:
Como escolher o melhor nicho para você
Antes de mais nada, a escolha de um nicho deve sempre levar em conta se a ideia pretendida é de alguma forma inovadora, ou seja, se o público que você deseja trabalhar ainda não foi completamente atendido pelo mercado.
Além do pensamento inovador, você deverá atender aos requisitos abaixo, ou pelo menos, a maior parte deles:
Interesse e paixão pelo nicho de mercado escolhido: para conquistar o consumidor de nicho é necessário que ele sinta que você está envolvido com o nicho escolhido e que compartilhe suas paixões e interesses a respeito dele.
Conhecimento específico relacionado ao nicho escolhido: para conquistar um nicho de mercado você precisará mostrar conhecimento quando informar o consumidor, apresentando dados detalhados, específicos e sempre corretos. Isto gera confiança e credibilidade. É muito importante também que você tenha algo à acrescentar na vida do consumidor e se possível, solucionar os seus problemas.
Tamanho e a demanda deste nicho de mercado: não adianta amar um nicho, ter muito conhecimento sobre ele e ter ideias incríveis para solucionar os problemas se não existe demanda para essa solução.
Possibilidade de extensão para outros nichos: verificar a possibilidade dos consumidores do seu nicho ampliarem seus interesses para outros nichos de mercado. Isso fará com que você possa criar/vender novos produtos e conteúdos.
O nicho escolhido não deve estar saturado: verificar se o nicho de mercado escolhido não está saturado, observando o equilíbrio entre a demanda e a concorrência. Lembre-se, devemos escolher preferencialmente nichos inovadores.
No curso Fórmula Negócio Online você encontrará várias formas e técnicas para encontrar o melhor nicho de mercado para você iniciar o seu negócio digital.
Ferramentas que ajudam na busca nichos
Para ajudar a escolher o nicho certo para você, listamos abaixo algumas ferramentas de pesquisa de consumo e de demandas:
- keyword planner do Google: é uma ferramenta gratuita que pode ser utilizada para encontrar nicho de mercado através da palavra chave.
- Think With Google: plataforma do Google que apresenta dados sobre o consumidor, comportamento de consumo, marketing e outros temas;
- Keyword Magic Tool: apresenta palavras-chave long tail relacionadas ao tema que você informar;
- Google Trends: é uma ferramenta gratuita que pode ser usada para verificar os termos de busca em evidência no momento.
- IBGE: para obter dados sobre os brasileiros em pesquisas diversas.
Conclusão
A escolha do nicho de mercado certo para você fará uma grande diferença no sucesso do seu negócio digital. Ajudará na definição do produto/conteúdo que terá uma probabilidade maior de ser aceito pelo seu público alvo.
O nicho certo ira melhorar a comunicação que ajudará você a conquistar a confiança do seu consumidor. Afinal, com um público-alvo mais específico fica muito mais fácil se destacar.
Além do mais, quando se encontra um problema específico que ainda não foi muito abordado no mercado, com certeza você estará encontrando uma oportunidade de ouro. Isso é mais fácil encontrar quando se trabalha com um nicho de mercado certo e específico.
Portanto, se você quer um se aprofundar no assunto e encontrar o melhor e o mais adequado nicho de mercado para você, recomendo que faça um curso de Gestão de Marketing Digital.
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