Guia de Profissões – Web Designer
Descrição do Cargo
O Web Designer ou designer de web é o profissional que elabora o projeto gráfico e estético de um site de internet.
Ele projeta os elementos gráfico-visuais da página de web, ou seja, a disposição dos ícones, imagens e texto, para produzir um material agradável e funcional para o usuário.
As técnicas que este profissional utiliza para o projeto de um site são aplicadas para valorizar o produto exposto e facilitar a utilização.
O termo "Web Designer" surgiu com a necessidade que engenheiros, analistas e programadores tinham por conceitos de navegabilidade e estética para a criação de ambientes virtuais de acesso pela rede de internet.
Formação
Há cursos específicos que preparam o estudante para o exercício da profissão de web designer.
Ao se inscrever para o vestibular, ele deve buscar as faculdades que tenham o curso Tecnologia em Web Design ou Design Gráfico, que têm duração de dois a 4 anos dependendo das matérias.
Para aqueles que desejam uma formação mais ampla, trabalhando não só em design de internet, mas também com design de produtos em geral, é indicado o curso de Desenho Industrial (também chamado de Design), no qual ele também vai adquirir técnicas para a utilização na Web, porém sem tanta profundidade como no curso específico para tal. No caso, seriam indicadas especializações na área de internet após a conclusão do curso superior.
Formação Básica
Para a formação deste profissional requer-se ensino médio completo, acrescido de um Curso Profissionalizante de Web Designer ou graduação na áreas de Design.
Visual Dicas recomenda
Entre outras alternativas para manter-se atualizado na área, apresentamos os cursos oferecidos pela Visual Dicas Cursos Online:
Animações e Design
Programação
Língua Estrangeira
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para o profissional de web design está em crescente expansão no Brasil e no mundo, devido ao rápido desenvolvimento e ampliação do acesso à internet.
Muitas empresas como agências de publicidade, assessorias de imprensa e empresas com conteúdo para inter ou intranet contratam este profissional para atuar no desenvolvimento de seus websites de forma que conquiste o leitor.
Os jornais, são outra fonte atrativa para os designers de web, pois cada vez mais vêem suas tiragens diárias reduzidas passando seu conteúdo para a internet.
Expandindo ainda mais seu material online (tendo, em países como o Brasil, mais leitores internautas do que aqueles que acompanham a edição impressa), necessitam de programadores de web para o desenvolvimento de suas páginas, de forma que facilite e torne mais rápida à navegação.
Assim o webdesigner tem em suas mãos a tarefa de ser a interface entre usuários, sistemas e consumidores.
Fonte: Catho Online
0 comentários:
Postar um comentário