PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

25/02/2009

Agora é para valer, melhore o desempenho do seu micro fazendo uma faxina geral

Agora é para valer

Melhore o desempenho do micro fazendo faxina geral com ferramentas de sistema e programas gratuitos




DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O fim do Carnaval é a deixa para começar o ano para valer. E a mudança pode ter início na organização do seu computador. Afinal, depois de instalar tantos programas, descarregar fotos e baixar músicas e, em alguns casos, ser vitimado por vírus, seu micro merece passar por uma faxina.

"Os principais fatores que deixam o computador lento são a quantidade de tempo de uso e, também, a quantidade de programas instalados nele", afirma Nilson Ramalho, gerente-técnico da Impacta Tecnologia.

O excesso de dados no computador faz com que ele demore para ligar e iniciar programas, além de ocasionar travamentos frequentes. Portanto, é importante tomar alguns cuidados periodicamente.

A limpeza passa por diversas etapas, desde a desinstalação de programas que você não usa mais até a faxina física, para retirar poeira e resíduos.
Entre esses dois pontos, ferramentas do sistema operacional e programas que podem ser baixados gratuitamente da internet ajudam a organizar a bagunça. No Windows, por exemplo, a ferramenta Limpeza de disco ajuda a excluir arquivos que não têm mais relevância.

A Desfragmentação do disco rígido também ajuda a reverter a lentidão. "A ação de criar diretórios e documentos e, depois, exclui-los faz com que os dados sejam armazenados no disco. Isso gera fragmentação de disco, porque as informações não são excluídas definitivamente", diz Ramalho. "Todo disco tem uma área chamada "gap", que é usada para recuperar dados deletados. Quando essas áreas são ocupadas, acarreta lentidão."

Dia-a-dia
Depois de fazer uma faxina no micro, use a internet para organizar atividades diárias, documentos, fotos e até o planejamento das finanças.
Ferramentas como o Excel ou sites como o Remember the Milk ajudam a programar o que você tem para fazer.
Nesta edição, conheça programas que ajudam você a fazer a manutenção do computador, veja a importância de manter antivírus e antispyware atualizados e confira como a internet pode ajudar no planejamento das atividades do ano.

Programas gratuitos ajudam na manutenção do seu computador

DA REPORTAGEM LOCAL

Se você não tem paciência para fazer a manutenção passo-a-passo do computador, experimente programas que realizam esse tipo de tarefa.

O Glary Utilities, por exemplo, reúne ferramentas que ajudam na manutenção. Disponível gratuitamente em www.glaryutilities.com, o programa reúne funções como a Manutenção em um clique, que executa automaticamente seis ferramentas -Limpador de Registro, Reparador de Atalho, Gerenciador de Inicialização, Limpador de Arquivos Temporários, Eliminador de Rastros e Removedor de Spyware.

Selecione as funções que quer executar, clique em Procurar problemas e, depois da verificação, em Reparar problemas.

Outra opção é o www.iobit.com/advancedwindowscareper.html, que ajuda a desfragmentar o disco rígido e a corrigir alterações no registro do Windows.
O programa também busca drivers desatualizados, como o da placa de vídeo.

Já o CCleaner (www.ccleaner.com) serve tanto para corrigir falhas no sistema quanto para limpar rastros de sua navegação na internet.

Desempenho
Para otimizar a performance do disco rígido, recorra a programas como o WinDirStat (windirstat.info), que mostra o quanto está sendo usado. Outra opção é o Scanner (steffengerlach.de/freeware).
Já o HD Tune (hdtune.com) testa o desempenho do disco rígido e procura erros.

Para desfragmentar o disco, experimente o JkDefrag (kessels.com/Jkdefrag) ou o Disk Defrag (auslogics.com/disk-defrag).

Armazene
Aproveite também para fazer backup de seus arquivos. Primeiro, organize-os em pastas. Em vez de deixar tudo solto em Meus Documentos, experimente criar pastas para trabalho, fotos, compromissos, contas do banco etc.

Na hora do backup, você pode usar um disco rígido externo -há modelos que chegam a armazenar 1 Tbyte-, ou optar pela gravação do conteúdo em DVDs, que armazenam quase 5 Gbytes de dados -espaço suficiente para você guardar uma boa quantidade de documentos, fotos e músicas. (DA)

ANÁLISE
O programa SequoiaView (www.win.tue.nl/sequoiaview), cujo download é gratuito, ajuda a visualizar o disco rígido, identificando em uma foto que diretórios ocupam mais espaço .

Fazer limpeza física do micro é importante

DA REPORTAGEM LOCAL

Arquivos e programas desnecessários podem transformar seu computador em uma grande lixeira. Mas sujeira física, como poeira, também prejudica o desempenho do micro.

Por isso é necessário realizar limpezas periódicas nos aparelhos. Para começar, uma tarefa bem simples: vire o teclado para baixo e chacoalhe-o para tirar poeira e resíduos.

Você também pode usar um aspirador ou spray de ar comprimido para tirar a sujeira que fica entre as teclas.

Para limpar a tela, use um pano úmido -cuidado com o excesso de água. Há kits de limpeza que contêm produtos específicos para essa tarefa.

"Geralmente, a cada ano, também é bom fazer uma limpeza interna, para tirar o pó acumulado nas ventoinhas -às vezes, a sujeira impede o bom funcionamento", afirma Orlando Akira Nishio, consultor da Evomax Informática. Mas não abra a máquina se não tiver certeza do que está fazendo -leve-a a uma assistência técnica. (DA)

Use antivírus e antispyware para realizar varreduras

DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos passos mais importantes da organização do computador é a varredura em busca de vírus e programas espiões, os spywares, que coletam dados da sua máquina sem que você perceba.

Quando infectado por alguma dessas pragas, o computador fica lento, e você ainda corre o risco de perder dados. Portanto, proteja-se. Há diversas opções de antivírus, tanto pagos quanto gratuitos.

O AVG Free Edition (free.avg.com) é um dos antivírus mais populares -é o programa da categoria que tem mais downloads no site Cnet, (www.news.com). Sua versão gratuita conta com atualizações automáticas e permite programar varreduras diárias ou semanais.

O Avast (www.avast.com) também tem versão gratuita para usuários domésticos. O programa detecta e remove malwares e também faz atualizações automáticas.

Para descobrir programas espiões no computador, experimente o Spybot Search & Destroy (www.safer-networking.org), que faz uma busca completa por programas espiões no computador e ainda coloca uma proteção no navegador.

Outras opções são o Ad-Aware (www.lavasoft.com) e o Malwarebytes" Anti-Malware (www.malwarebytes.org).

Opte por um dos programas e mantenha-o atualizado, fazendo verificações periódicas. (DA)

RESUMO: FAXINA GERAL


FAÇA BACKUP
Selecione o que você tem de importante e grave o conteúdo em DVDs ou discos rígidos externos

TIRE A POEIRA
Remova a sujeira. Você pode usar flanelas, aspirador, ou optar por kits de limpeza. Anualmente, faça limpeza interna do micro -leve-o a uma assistência técnica

USE ANTIVÍRUS
Proteja seu computador de vírus e armadilhas. Sempre use antivírus e antispyware

REMOVA PROGRAMAS
Vá ao Painel de controle e, em Adicionar/remover programas, confira a lista e delete aqueles que não usa mais

LIMPE O REGISTRO
O computador guarda resíduos, mesmo depois que arquivos são deletados. Por isso, é importante fazer a limpeza do registro do Windows

FAÇA ATUALIZAÇÕES
Veja periodicamente se os programas receberam atualizações . No Windows, clique em Windows Update

DESFRAGMENTE O DISCO
No Windows, clique em Iniciar, Programas, Acessórios, Ferramentas de Sistema, Desfragmentador de disco

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics