PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

14/02/2009

Como trocar de PC e não esquecer nada de importante no sistema velho

Como trocar de PC e não esquecer nada de importante no sistema velho

pc_novo_velho_150Decidido a comprar um desktop ou notebook novo? Então esteja preparado para realizar uma tarefa chata - mas necessária - que precede a utilização do novo sistema: migrar todos os meus programas, dados e configurações para a máquina nova. O segredo para que tudo dê certo? Planejamento, muito planejamento.

 

Identifique os aplicativos
Para começar, faça um bom inventário de todos os programas e utilitários que se tem instalado. Aproveite para identificar o que realmente é usado dos aplicativos que só servem para ocupar espaço no HD e deixar o sistema lento. Faça uma lista dos programas úteis e necessários, por exemplo, aplicativos do Office, Outlook, Firefox, IrfanView, iTunes e por aí vai.

 

Para cada programa selecionado, identifique aqueles que você possui o disco de instalação e quais os que deverão ser baixados novamente. A segunda opção é mais interessante porque, na maioria das vezes, vai entregar a você a versão mais recente do programa em questão. No caso de usar softwares que estão em CDs ou DVDs, é bem provável que deva fazer atualizações após a instalação.

 

Seus dados
A seguir, identifique o tipo de informação que cada programa utiliza e onde estão armazenados. Isso irá ajudar a determinar a melhor maneira de fazer a migração das informações. O Firefox, por exemplo, tem bookmarks, senhas e extensões.

 
Para facilitar sua vida, use o complemento Foxmarks no computador antigo e depois, no novo. Ele permite a sincronia dos favoritos e demais informações de preferência do navegador da Mozilla em PCs distintos. Basta acessar o browser na máquina nova, ativar sua conta e fazer o sincronismo.

 

Com relação ao Office, tudo vai depender de onde você armazena seus documentos (arquivos, planilhas, PPTs). No modo padrão da suíte da Microsoft, esses arquivos ficam guardados na pasta Meus Documentos.

Basta salvar os arquivos que estão nela para um DVD ou pendrive e depois copiá-los para o computador novo, salvando-os em uma pasta com o mesmo nome. Se os dois computadores puderem ser ligados em rede, tudo fica ainda mais fácil. Basta copiar os arquivos para uma pasta da rede e, dela, para o computador destino. Faça o mesmo com suas músicas, vídeos e fotos.

 
Drivers e chaves de ativação
Eles. Sempre eles. Quem já passou por dificuldades para instalar um programa ou um hardware novo no computador por conta de um driver faltando ou desatualizado sabe da importância que eles têm e que devem ser preservados tanto quanto possível.

 

> Drivers: o que são e para que servem


Localize onde os drivers do seu computador estão guardados e faça um cópia deles; depois, basta copiá-los no PC novo.

Outro detalhe que costuma ser esquecido: aplicativos comprados online e que possuem chaves de ativação. Lembre-se de anotar a chave de cada aplicativo porque precisará delas quando for instalar os programas no outro computador.

 

Uma última dica: aguarde uns dias antes de se livrar do seu PC antigo, se possível algumas semanas. Apesar de todo cuidado com a migração dos seus dados, pode ser que algo fique para trás e você, nesse caso, poderá recurperá-la.

Fonte:

3 comentários:

Chefe disse...

Meu velho, não sei se já foste premiado, mas também o indiquei, pois tenho apreço pelo blog.

http://manualdobigboss.blogspot.com/2009/02/seu-blog-e-roxie.html

Grande abraço e sucesso!!

Francisco Amado disse...

Oi!!
Tem um selo para você lá no blog

João - WebDicas disse...

muito boa a dica

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics