Malwarebytes Anti-Malware 1.34
Proteção limitada
Assim como qualquer outro programa anti-malware, o Malwarebytes` não dispensa o uso de um bom antivírus, pois não possui uma série de recursos de segurança presentes somente em programas antivírus. Contudo, proteção nunca é demais, então é recomendável a utilização dos dois tipos de software em conjunto.
Verificação
É recomendável que você faça varreduras periódicas no seu sistema, em busca de programas maliciosos. Para isso, utilize a aba "Verificação". Existem dois tipos de exames. A verificação rápida busca as ameaças mais conhecidas e as remove do computador. Já a verificação completa, faz uma operação pente-fino em todas as unidades físicas para tentar encontrar programas que possam representar ameaça.
*A aba "Proteção" não está disponível na versão gratuita do programa. Você deverá comprar uma licença para utilizar este recurso, que defende sua máquina de tentativas de invasão vindas através da rede.
Atualizações
O sistema de atualizações dos programas anti-malware é extremamente importante, pois diariamente surgem novas ameaças ansiosas para se espalharem, danificarem e roubarem dados de sua máquina. Para não cair na armadilha delas, sempre que possível vá até a aba "Atualização" e clique no botão "Verificar atualizações". Assim você garante que o seu computador permanecerá barrando programas nocivos.
Quarentena
Aquilo que não puder ser removido do seu computador será salvo e listado na aba "Quarentena". Para entender melhor o que é quarentena, você poderá acessar um dos artigos do Baixaki, que explica de forma fácil esse conceito. Clique aqui para ir até o artigo (uma nova janela ou aba do seu navegador será aberta).
Logs
Para ter um maior controle sobre as atividades do programa, acesse a aba "Logs", que é onde todos os relatórios do anti-malware serão listados. Também é exibido um log automaticamente, sempre que você terminar de fazer uma verificação.
Ignorados
Durante a verificação, o Malwarebytes` pode ignorar alguns tipos de ameaça. Se isso ocorrer, os programas ignorados serão listados nessa aba, podendo ser removidos manualmente pelo usuário. Continue lendo até o final, pois explicamos como utilizar o "FileASSASSIN" para remover arquivos bloqueados.
Configurações
Não é necessário que você altere nenhuma opção dessa aba, pois tudo já está configurado para uma execução perfeita. Só marque ou desmarque algo quando tiver certeza do que está fazendo. É recomendável que usuários com pouco conhecimento em segurança não mexam nessa tela.
Ferramentas
Juntamente com a proteção, o Malwarebytes` possui algumas funcionalidades adicionais, como enviar um erro para os desenvolvedores. Caso o programa identifique algum programa como malware, mas você tenha certeza de que ele não é, clique no botão "Reportar Falso Positivo". É possível que isso aconteça, pois certos programas, apesar de não representarem ameaça, modificam outros programas de alguma forma, fazendo com que eles sejam falsamente acusados de ameaçadores.
Se o arquivo infectado estiver protegido pelo seu sistema operacional, o Malwarebytes` não conseguirá removê-lo. Para isso existe a ferramenta "FileASSASSIN", que força a exclusão do arquivo infectado. Você também pode usá-la para excluir do computador qualquer outro arquivo que esteja protegido. Mas cuidado, pois fazendo isso, você pode tornar o sistema instável ou até imprestável, necessitando de uma reinstalação.
Não sabe o que é um malware? Clique aqui para ir até um dos artigos do Baixaki, que explica a diferença entre os vários tipos de ameaça.
- Observações
- Sistema operacional Windows XP/Vista/2000
- Antes de instalar o Malwarebytes Anti-Malware você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.
0 comentários:
Postar um comentário