PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

11/03/2009

Como criar o seu próprio eBook - passo a passo

Informações e dicas para quem pretende criar seu primeiro negócio online ou para quem já possui web site e não pratica e-commerce. Inclui mini site exemplo de e-commerce com scripts e fonte em html e diversas dicas para o planejamento e divulgação do seu mini site de e-commerce.

Download Grátis do eBook em PDF

COMO CRIAR O SEU PRÓPRIO E-BOOK

Criando o seu primeiro LIVRO DIGITAL
Nesta seção, eu vou lhe ensinar como criar o seu próprio e-book, utilizando ferramentas gratuitas para que você possa divulgar as suas idéias, ou até mesmo melhorar a sua renda mensal, afinal de contas, você vai ter que trabalhar e se dedicar para criar o seu primeiro livro digital, então é justo que você seja remunerado por isso não é mesmo ?


Conteúdo

Esta é a parte em que menos posso lhe ajudar, mas eu posso lher dar algumas dicas: Comece pensando em assuntos que estão totalmente ligados com você, seja assuntos profissionais ou pessoais, como um hobbi. Este é o ponto primordial para a criação do seu e-book: você precisa se divertir no processo. Isso mesmo, não será um trabalho, será a mais pura diversão. Certamente você acumulou muita experiência em diversos assuntos nas últimas décadas de sua vida não é mesmo ?

Eu por exemplo, trabalho com e-books sobre e-commerce, webdesigner e afins, pois são assuntos que são de meu interesse. Pode acreditar, além de poder passar um pouco do seu conhecimento para os demais, você também vai aprender muito no processo.

Formatação
Um e-book não é muito diferente de um livro tradicional em termos de formato, embora num e-book você possa adicionar recursos que são impossíveis em livros de papel. Basicamente possui: Capa, Índice, Introdução, Corpo principal, conclusão e informações sobre o autor ou divulgação de outros produtos. Se você tem dúvidas sobre como formatar o seu e-book, basta acessar nossa seção de DOWNLOADS para baixar os e-books e verificar como são formatados.


Ferramentas
Você vai precisar de algumas ferramentas para concluir o seu primeiro livro digital, que são basicamente: Um editor de textos que permita, de preferência, texto e gráficos como o Microsoft WORD ou BR OFFICE. Um programa para CRIAR A CAPA do seu e-book e um programa para CONVERTER o seu arquivo do formato original para PDF. Embora você possa distribuir o seu livro digital em qualquer formato, eu recomendo o FORMATO PDF por questões de portabilidade para diferentes plataformas e segurança para resguardar sua propriedade intelectual.


Vamos COMEÇAR ?
Se você ainda tem dúvidas se pode mesmo criar seu próprio livro digital, eu recomendo você fazer uma pequena experiência antes de tudo. Acredite, quando ver os primeiros resultados vai começar a tomar gosto pela coisa, ou então, vai concluir que esse negócio de livro digital não é pra você. Minha proposta é que você crie um MINI E-BOOK, com uma capa, uma página de introdução, duas ou três páginas de texto e uma página de conclusão. O assunto pouco importa, pois aqui, o objetivo é mostrar a você COMO FAZER.

Título
Meu primeiro livro digital


Autor
Você


Página de Introdução
Escreva algo sobre sua proposta para este livro


Corpo principal
Escreva sobre sua experiência em escrever o seu primeiro livro digital


Conclusão
Escreva como foi sua experiência em ter escrito seu primeiro livro digital


Sobre o Autor
Fale algo sobre você e coloque seus dados como e-mail para contato


Criação da CAPA
O software que vou recomendar é o mesmo que utilizo para a criação da capa dos meus e-books. Este software pode ser utilizado para a criação de capas de CD´s, DVD´s e também de e-books. O Software é KRONEN-DESIGN e o endereço para download é:


http://www.kronen-media.de/download/kronendesign.exe (Aprox: 21MB)

Outra opção para a criação de capas é um serviço online que você pode criar o arquivo .jpg da capa do e-book em qualquer editor gráfico e este serviço transforma em uma capa de ebook. Veja um exemplo abaixo:

Endereço: http://www.groundbreak.com/graphics2.html

Imagem Original em JPG

Imagem da Capa Gerada

Para a criação de capas de e-books em formato box, uma excelente opção OnLine é o site 3d-pack. Ele gera imagens realistas em formatos caixa, dvd´s e cd´s. Assim como no serviço anterior, você precisa ter as imagens prontas para enviar para o site. Para a geração de capas em formato box, são necessárias 3 imagens: Cover(Frente), Side(Lado) e Top(Parte de Cima). Para CD´s e DVD´s apenas duas: Cover(Frente) e Side(Lado). Ele permite gerar imagens em .PNG, .JPG e .GIF. Um ponto negativo é que ele não permite definir as dimensões das imagens. Neste caso, se você quer uma imagem menor, precisará redimensionar a imagem em um software apropriado. Se este é o seu caso, você pode utilizar o Thumbs Plus que está disponível na Central de Downloads. Outro detalhe é que ele gera uma imagem muito comprida devido ao reflexo da imagem. Neste caso você pode utilizar o próprio Paint do Windows para recortar a imagem e retirar o excesso.

Veja como fica um BOX criado neste site:

Endereço: http://3d-pack.com

Templates para Capas de E-books
Se você tem dificuldades para utilizar editores gráficos para montar a capa do seu e-book, utilize os templates para capas de e-books disponíveis na central de downloads. Você escolhe o modelo, utiliza um editor gráfico para incluir os textos e transforma essas imagens em um Box 3D ou capa de livro utilizando os serviços OnLine citados acima.

Acesse: Templates para Capas de E-books

O Editor
Você vai escrever o seu e-book em um editor de textos. O mais recomendável é o Microsoft WORD pelos recursos que possui, mas você pode utilizar qualquer editor para escrever o seu e-book. Escolha um que permita trabalhar com gráficos também, assim o seu e-book vai ficar mais interessante. Se você não tem acesso ao Microsoft WORD, então pode utilizar o BR OFFICE. Acesse:
http://www.broffice.org/download
para fazer o download do BR OFFICE.
Se você não tem muita experiência com editores de texto, então você pode fazer o download dos
Templates para e-books em PDF na nossa central de downloads.

Software para Formatar Ebook em PDF
Para converter em PDF você pode utilizar o software free DOPDF que funciona como uma impressora do Windows, ou seja, quando instalar o software ele vai aparecer na lista de impressoras do sistema operacional. Para fazer a conversão basta você carregar o seu arquivo com o editor e mandar imprimir, na lista de impressoras selecione o DOPDF e ele vai pedir para informar o nome do arquivo a ser gerado.

Download :
http://www.jm-digital.com.br/download/dopdf.exe (Aprox: 1.34MB)

Acrobat READER
Para o DOPDF poder funcionar corretamente e também para visualizar o seu e-book no formato PDF você precisa ter instalado em seu equipamento o Acrobar Reader.

Download :
http://www.adobe.com/products/acrobat/readstep2.html (Aprox: 22.3MB)

Software para Formatar Ebook em HTML
Você também pode criar o seu ebook a partir do formato HTML igual as páginas na Internet. O FREEWARE Nata Ebook Compiler é muito simples e pode compilar até 50 arquivos (Incluindo Gráficos) na versão FREE.

Download :
http://www.jm-digital.com.br/download/natcfree.exe (Aprox: 1.26MB)

Viu como é FÁCIL ?
Parabéns, você acaba de criar o seu primeiro livro digital. Claro que este foi somente um experimento. Agora você poderá pensar com mais calma no conteúdo do seu e-book e porque não, criar também o seu próprio site para vendê-lo.

Pense em quantos internautas poderão estar procurando por dicas no assunto que você é um verdadeiro expert. Um e-book pode também ser uma excelente ferramenta de marketing, pois você poderá oferecê-lo de graça para download e com isso poderá divulgar seus produtos e serviços para milhares de pessoas no Brasil e no Mundo.

Críticas ou Sugestões ?
ENTRE EM CONTATO e faça seu comentário.

Fonte: JM DIGITAL

3 comentários:

Maikão disse...

Já que seu blog é de ebook, econtrei neste blog um ebook muito boom sobre otimização de websites e blogs. Acho que seria bom vcs disponibilizar aqui no blog.

Abs!

Pedro Leal disse...

Muito bom, gostei, já vou recomendar a meus amigos, maravilha!!!!

É bom saber que tem na net gente que se dispõe a ajudar.

Valeu!!!

glaucia disse...

Otima publicação!!! Parabéns e obrigada pelas dicas. Vou ler calmamente e colocar em prática para minha loja de artesanato em tricô e crochê. www.cantinhodarte.com Esta ferramenta vai me ajudar muito para divulgar meu trabalho. Obrigada mais uma vez.

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More