PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

10/03/2009

Meu primeiro eBook (como escrever um eBook de sucesso)

Como escrever um eBook de sucesso! ( meu primeiro eBook )

Escrito em: 01-08-2008 Por: Paulo Faustino
Inserido em: Freelancers e Freelancing

 

Há algum tempo que estou a equacionar a criação de um eBook único, aproveitando alguma da matéria que já escrevi aqui no blog, mas que pretendo reutilizar de uma forma neutra, escrevendo um eBook totalmente de raíz e sem copiar informação já compilada aqui no blog. Considero que um eBook tem mais valor quando é único, do que propriamente uma compilação de artigos do blog. Embora esta segunda opção seja bastante mais prática e consuma menos tempo, é também menos interessante para os leitores.

 

Não me querendo alongar na questão do primeiro eBook publicado aqui no Fique Rico, porque ainda não sei quanto tempo poderei levar a produzir esse mesmo eBook, aproveito para divulgar que o seu título será SUPER BLOGGER - Todos Queremos Ser Um e o subtítulo será Como criar e rentabilizar um blog em 12 meses.

 

Aproveitando que tenho vindo a compilar ideias e informação importante para o meu eBook, achei que seria interessante dar a conhecer algumas dicas para a produção e criação de eBooks de sucesso. Um bom eBook pode ser certamente o passo que faltava para que o seu blog se torna-se numa referência em toda a blogosfera que o rodeia. Esse sucesso depende de diversos factores, que passo a explicar já de seguida.

 

livro
Imagem por Randy Cox

1. DEFINA O OBJETIVO DO EBOOK
———–

Definir o objectivo de criar um ebook é o primeiro passo que deverá dar. Só você saberá o porquê de escrever um eBook, e qual é o seu objectivo ao escrevê-lo. Há quem escreva um eBook com o objectivo de promover o seu blog ou aumentar o número de subscritores de newsletter. Eu provavelmente irei aproveitar o meu primeiro eBook para o oferecer gratuitamente e em troca de uma subscrição por email, que poderá posteriormente ser anulada se o leitor assim o entender. Não se esqueça de colocar alguns links dentro das páginas do eBook, no footer ou nas páginas de capítulo.
Outros modelos de negócio visam a venda de eBooks, como objectivo de complementar os rendimentos do seu blog. Eu acho este modelo interessante e credível, mas antes de optar por uma situação deste tipo, é necessário ter uma credibilidade enorme e uma audiência capaz de consumir o seu eBook. Fazê-lo com menos de 10,000 subscritores RSS, pode ser um tiro no pé.

 

2. ESCOLHER SOBRE O QUE ESCREVER
———–

Quando se pretende oferecer gratuitamente um eBook, ou simplesmente aproveitá-lo como uma fonte de rendimentos, a melhor fórmula é escrever sobre aquilo que você realmente sabe. Se o seu blog é sobre técnicas de programação avançadas, então desenvolva um eBook prático e explore novos conceitos dentro dessa área. O mesmo se passa com blogs sobre escrita, direitos de autor, blogging, dinheiro, entre outros. Se a sua audiência o visita por você escrever sobre uma determinada área, não tem muita lógica que você contrarie isso com um eBook sobre férias de verão ou quais os melhores protectores solares para a pele, correcto?

 

3. DEFINA A ESTRUTURA
———–

Definir a estrutura do seu eBook é certamente um dos passos mais importantes na construção e organização da matéria a escrever. Comece por identificar o número de páginas limite para o seu eBook, juntamente com um número de palavras que pretende escrever. Um eBook de qualidade deverá ter entre as 15,000 e as 30,000 palavras, de acordo com Mary Jaksch, pelo que o intervalo é suficientemente grande para não ter de se preocupar em excesso. Em média um artigo do Fique Rico tem cerca de 1000 a 1500 palavras, pelo que poderá significar a escrita de 10 ou 20 artigos desse tipo, só para que tenha uma noção.

Depois de definir os limites do seu eBook, aconselho-o a criar uma tabela no Excel com os capítulos e organização estrutural do seu eBook. Tendo os alicerces definidos, fica mais fácil de montar a casa.
Aproveite para definir o número de palavras a escrever por capítulo, e evite ser demasiado maçudo. Cerca de 1500 a 2000 palavras chegarão para impor um capítulo ou uma temática.

 

4. O TÍTULO E SUB-TÍTULO DO LIVRO
———–

Como provavelmente saberá, o título de um livro é seguramente uma das peças chave do seu sucesso, seja em media impressa ou em formato digital. Os grandes eBooks fazem uso de títulos agressivos e ao mesmo tempo tentadores, como por exemplo o “Adsense Secrets” ou o “Killer Domains”. Dois projectos com títulos atractivos e ao mesmo tempo agressivos.
O título do meu primeiro eBook será SUPER BLOGGER - Todos Queremos Ser Um, embora ainda não o tenha dado como definitivo. O resultado final só saberei depois do livro estar escrito. Aproveite para fazer precisamente o mesmo. Escolha o seu título, e no fim de ter o livro concluído, altere-o se necessário.

O sub-título é quanto a mim tão importante ou mais que o título original, uma vez que pressupõe a acção e os relatos que vão ser apresentados dentro do eBook. O sub-título do meu eBook será Como criar e rentabilizar um blog em 12 meses. Um sub-título agressivo mas que espelha profundamente a acção que se irá desenrolar dentro do livro.
Se por ventura estiver com dúvidas no título do seu eBook, procure meia dúzia de amigos e exponha-lhes o título e o sub-título, e registe o seu feedback. Tendo em conta que eles poderiam ser potenciais leitores, a sua opinião “exterior” é extremamente importante.

 

5. CRONOGRAMA
———–

Considero a calendarização (cronograma) e o Excel, duas ferramentas extremamente poderosas para bloggers, seja na escrita de eBooks, ou no planeamento das suas acções diversas.
Se o seu eBook irá ter 40 páginas de conteúdo, e cada uma dessas páginas irá ter cerca de 2000 palavras, isso significa que você poderá demorar entre 2 a 3 horas para escrever cada uma dessas páginas, dependendo do tipo de investigação que fizer, e do tempo que isso lhe ocupará. Partindo desse presuposto, estariamos a falar de 120 horas de trabalho. Se dividir essas 120 horas por 60 dias (2 meses), teria de cumprir um requesito mínimo de 2 horas de trabalho por dia, para ter o eBook pronto em 2 meses.
Se não definir limites e planificação para o desenvolvimento do seu eBook, o mais provável é que vá extendendo o prazo interminavelmente, sem nunca concluir o projecto na verdade.

 

6. 1ª REVISÃO
———–

Depois de ter começado a escrever o seu eBook e ter chegado ao primeiro modelo final, aproveite para fazer uma pausa e uma primeira revisão. Corte todas as palavras e frases sem sentido, bem como todo o conteúdo que não ajuda directamente o seu leitor de forma alguma. Um eBook técnico não necessita de “palha” para se tornar mais denso. Precisa de qualidade para se tornar um sucesso.
Durante a primeira revisão anote aspectos e dicas sobre o que é passível de alterar, e comece por reescrever aquilo que está incompleto, ao mesmo tempo que se dedica mais um pouco à investigação e complementa alguns dos seus pontos de vista com materiais de qualidade.

 

7. ILUSTRAÇÃO
———–

Não fosse eu um amante da fotografia, e de certo não recomendaria a ilustração do seu eBook. A par da formatação e da forma como é escrito e apresentado, um eBook é muito mais valioso e complementado, quando devidamente acompanhado de ilustrações. O flickr é o meu espaço de eleição para a captação de fotografias com direitos de autor livres, e uma excelente fonte de fotografia de qualidade, capaz de ilustrar o mais brilhante dos eBooks.
Procure compilar uma fotografia por capítulo, por exemplo, que se relacione directamente com o tópico em questão.

 

8. REVISÃO FINAL
———–

Depois de ter o seu eBook praticamente pronto, é altura de fazer uma revisão final. Procure um professor de língua portuguesa ou estrangeira para rever o seu eBook de uma ponta à outra. Tendo em conta o tipo de trabalho e o facto de ser uma publicação gratuita, é bem possível que consiga essa ajuda gratuitamente, ou através de um ex-professor de faculdade.
Na revisão final incluo também a página de créditos, direitos de autor e a capa. Uma capa forte e atractiva é um indicador de qualidade, pelo que não é de descurar a contratação de um webdesigner ou design gráfico para a criação de uma capa de qualidade para o seu livro. Ao fim de contas, embora não seja um livro impresso, é importante que tenha qualidade, correcto?

 

9. PREPARE-SE PARA O DIA
———–

Antes do lançamento oficial do seu eBook, prepara uma série de coisas que considero importantes:

- faça uma lista de todos os bloggers e webmasters que pretende contactar para anunciarem o lançamento do seu eBook. Ofereça-lhes um link em troca, dentro da página de anuncio do eBook. Isso irá garantir-lhes exposição a troca de pouco ou nada.
- prepara uns banners estáticos e animados para distribuir gratuitamente com o seu eBook. Felizmente ainda existe muito blogger com bom coração e interessado em ajudar na divulgação de projectos gratuitos de qualidade.
- prepare o download e a página de apresentação do eBook. Faça-o com qualidade e com um design atractivo, e evite colocar publicidade adsense dentro desse artigo. Aproveite também para instalar um plugin de contagem de downloads e apresente os números em tempo real.
- utilize um serviço de criação de livro em 3D ou solicite a apresentação do seu eBook nesse formato, a um design gráfico. A apresentação conta muito, e um livro em 3D com capa e bem apresentado, é meio caminho andado para ser descarregado com maior frequência.

 

10. LANCE O SEU NOVO EBOOK!
———–

O grande dia chega rapidamente, e é altura de lançar o seu novo eBook de sucesso! Aproveite para colocar na página de apresentação uma solicitação para reviews, em troca de links na página do eBook. Quanto mais bloggers e webmasters se interessarem pela sua matéria, mais links irá receber em troca, aumentando não só a sua popularidade, enquanto autor do livro, como também os seus rankings de Technorati e BlogBlogs, atraindo milhares de novos visitantes interessados em conhecer o seu blog.

 

FERRAMENTAS PARA A CRIAÇÃO DE UM EBOOK
————

- Flickr (imagens)
- PrimoPDF (conversão para PDF)
- Plugin Download Monitor (contador de downloads)
- Max Covers (gerador de livros 3D)
- Google Docs (criação e conversão de textos para PDF)
- e-Junkie (gestão de programa de afiliados para quem vende ebooks)

 

Agora coloque mãos à obra e publique o seu primeiro eBook. Eu já estou a trabalhar no meu!

Até Já!

1 comentários:

Joakasfabio disse...

Gostei bastante do post! Gostaria mesmo de saber como criar um ebook a parti do brofice! Se poder da uma aulinha pra gente.Obrigado!

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics