PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

16/03/2009

Transforme arquivos do Power Point para o Flash

De Power Point para o formato Flash

Por Maria Isabel Moreira 12 de março de 2009

De PowerPoint para o formato Flash

Os arquivos de apresentação PPT podem ser convertidos para o formato da Adobe com um programa auxiliar

A Adobe estima que mais de 98% dos computadores com acesso à internet têm o player do Flash instalado. Uma boa pedida, portanto, é transformar uma apresentação em Flash para que ela possa ser vista por uma ampla audiência na web. Vários programas fazem o trabalho de conversão de arquivos do PowerPoint para o formato Flash, entre eles o PPT2Flash, da Wondershare. O programa tem duas versões: Standard e Professional, ambas compatíveis com o Windows Vista e o PowerPoint 2007. No tutorial a seguir, usamos o PPT2Flash Standard 4.0. O programa custa 59,95 dólares. A versão de avaliação, disponível para teste , coloca uma marca d’água em cada um dos slides.

1 - Instalação



Baixe o programa e instale. Feito isso, abra o PPT2Flash e clique no ícone Launch PowerPoint. Caso você não veja a guia PPT2Flash Standard no aplicativo, será necessário configurar o suplemento. Clique no Botão Office e em Opções do PowerPoint. Clique na categoria Suplementos, localize e marque o programa na lista e clique em Ir, ao lado do menu Gerenciar. Marque a opção PPT2Flash na lista Suplementos Disponíveis e clique em OK. Com essa ação, surgirá uma nova guia no Power Point. Na versão 2000, XP e 2003 do gerador de apresentações, o PPT2Flash aparece como uma opção do menu, logo depois do menu Ajuda.

2 - Publicação expressa



Um jeito bem rápido de converter uma apresentação para Flash é abri-la e clicar no botão Publish. Na caixa de diálogo Publish As SWF, dê um nome para o arquivo e defina um local de armazenamento ou aceite as sugestões do programa. Por padrão, ele sugere o título do primeiro slide e armazena os trabalhos em uma pasta própria, criada em Meus Documentos ou Documentos.

Nessa caixa de diálogo é necessário fazer ainda a escolha quanto ao tipo de saída. Pode-se salvar um único arquivo SWF ou produzir um para cada slide. Se fizer a primeira opção, marque One Solid .SWF File. Se escolher a segunda alternativa, marque Separate .SWF Files. Quando se salva a apresentação em um único arquivo, é preciso tomar outra decisão, que é sobre os controles do arquivo. O PPT2Flash STD permite gerar arquivos com barra de controle na parte inferior (Control Bar), com barra de informações e miniaturas (Player) ou sem controle nem barra (No Skin). No caso da opção Player deve-se definir também o estilo da página – ou seja, onde ou como ficarão posicionadas as miniaturas. Uma terceira opção de saída é publicar o trabalho como página da web – Publish As a Web Page (html). Definido o que se quer, clique em Convert. Quem conferir como ficou? Clique no botão View Presentation. Ele serve para mostrar o último arquivo salvo. Qualquer mudança efetuada no arquivo do PowerPoint ou nas configurações do PPT2Flash STD depois da publicação não são exibidas até que a publicação seja refeita.

3 - Configurações



A conversão rápida usa as configurações predefinidas pelo programa. Se você quiser mudar esses ajustes, clique em Settings. Essa caixa de diálogo é composta de quatro guias para configurações diferentes:

Basic - Nessa guia são definidas as propriedades mais elementares da apresentação, como o modo de conversão, o suporte a fontes True Type, as propriedades de slides e o comportamento em relação a hiperlinks.

Conversion Mode - Selecione Advanced Mode se quiser que o programa exiba os efeitos de transição e animações inseridos na apresentação ou Normal Mode se preferir que o arquivo convertido mostre apenas slides estáticos.

Font – Se você publicar uma apresentação e não enxergar alguma fonte nos slides, pode ser que esteja usando alguma fonte TrueType. Então marque a opção Support TrueType Fonts e publique novamente para contornar o problema.

Slide Properties – Por padrão, o programa estabelece 6 segundos de atraso na transição entre os slides. Aumente ou diminua esse intervalo se desejar ou desmarque a opção Add “x” Secs Delay Between Slides. Para que eventuais animações sejam disparadas apenas com o clique do mouse, marque Trigger Animation on Mouse Click e assinale Advance Slide Manually se quiser ter o controle do avanço do show de slides. Nesse último caso, você terá de selecionar o modo de saída Player para poder ver a apresentação completa, e não apenas o primeiro slide.

Hyperlinks – Como você quer que eventuais hiperlinks sejam abertos na apresentação? As opções são em uma nova janela (In a New Window) ou na janela atual (In the Current Window).

4 - Output



Essa aba reúne as configurações do arquivo de saída, como a taxa de atualização dos quadros, cor de fundo, compressão e qualidade gráfica.

Frame Rate – Há quatro velocidades, medidas em quadros por segundo ou frame per second – 12, 18, 24 e 30. Em tese, quanto maior o número de quadros por segundo mais natural é a reprodução da apresentação. Mas, no geral, 12 quadros por segundo são suficientes para os trabalhos em PowerPoint.

Background Color – Abra o menu para selecionar uma cor de fundo diferente na galeria. Se quiser uma cor diferente, clique em More Colors para adicionar um cor personalizada.

Compression – Marque a opção Compress Flash Movie para compactar o arquivo gerado pelo PPT2Flash STD. Essa opção vem marcada por padrão, porque o objetivo é gerar arquivos menores, principalmente se serão exibidos na web. Mesmo assim, os arquivos são grandes, principalmente se a qualidade gráfica selecionada for alta.

Graphics Quality – Deslize o controle para High se quiser melhorar a qualidade gráfica de alguns elementos, como diagramas, fotos e cliparts, ou diminua para Low se preferir sacrificar a qualidade em prol de um arquivo mais leve.

5 - Playback



Como você quer que o arquivo seja reproduzido em Flash? Nessa guia ficam os comandos pra fazer essas configurações.

Password Protection – Defina e confirme uma senha nos campos correspondentes. Assim, quem não tiver esse código de acesso não poderá ver o conteúdo da apresentação.

Playback Properties – Marque nessa área a opção Loop Presentation se quiser que ela seja reproduzida ciclicamente. Para habilitar o acesso aos controles de reprodução com o botão direito de mouse, assinale Enable Right Click Menu in Flash Player. A barra de carregamento vai exibindo a porcentagem do arquivo que já foi carregada durante a abertura de um arquivo Flash. Para habilitá-la, marque a opção Show Loading Bar. No menu Playback Speed estão as possibilidades de velocidade em relação à apresentação original – por padrão, é 100% do original. Selecione outra velocidade se quiser acelerar ou retardar a velocidade.

Action at The End of Presentation – O que deve acontecer quando acabar a apresentação? As opções são Go to URL (nesse caso, é necessário digitar o endereço da página web que deverá ser aberta no campo ao lado), Go to Slide (se escolher essa opção, selecione o número do slide e determine se o programa deverá reproduzir ou pausar) e Close Window para fechar a janela.

6 - Author



Na barra de informações do player aparece um botão de exclamação. Se quiser exibir seu nome, e-mail e um breve perfil, clique na guia Author e preencha os campos correspondentes. Se você adicionar o nome da empresa para a qual trabalha, essa informação aparecerá na lateral esquerda da barra. Nos testes, no entanto, as informações de autoria não foram exibidas no arquivo SWF.

7 - Multimídia



O PPT2Flash não reproduz sons e vídeos adicionados à apresentação no PowerPoint, mas permite acrescentar sons, narrações e vídeos em Flash. Esses controles ficam no grupo Edit faixa de opções PPT2Flash Standard.

Insert Flash – É possível inserir um filme em Flash na apresentação. Clique no botão correspondente, selecione o slide à esquerda e dê um duplo clique nele para abrir a janela e buscar o arquivo – ou clique no botão Insert. Se quiser que ele entre como um novo slide, na coluna As New Slide, clique em No para que surja uma seta. Clique nela e escolha Yes. Na área Play The Flash Movie, marque Before ou After para inseri-lo antes ou depois do slide selecionado, respectivamente. Clique em OK para concluir.

Import Audio – Se quiser colocar um fundo musical, clique nesse botão e marque Backgound Music for the Whole Presentation, se quiser a música seja usada como trilha sonora de toda a apresentação ou selecione uma música para cada slide. No segundo caso, clique no slide na coluna Title e em Import para abrir a caixa de diálogo para a localização dos arquivos de áudio. Repita a operação para cada slide. Quando concluir, clique em OK.

Record Narration – Como você não estará presente quando a apresentação estiver sendo vista, pode ser uma boa ideia narrá-la. Clique no botão, selecione o slide no menu e pressione o botão Record. Nos testes, o recurso apresentou problema e não permitiu a gravação.

TELA CAPTURADA

Mais um recurso do PPT2Flash é a captura de tela, acionado pelo botão Capture Screen. Ele permite capturar tanto a tela do próprio PowerPoint quanto de outros detalhes da tela do computador. Instantaneamente, as imagens capturadas aparecem no slide do PowerPoint como uma imagem. Uma vez clicada, ela pode ser manipulada como os outros objetos que fazem parte da apresentação.

DE VOLTA AO PADRÃO
Se você alterou várias configurações, mas decidiu voltar ao parâmetros predefinidos pelo programa, o PPT2Flash não obriga seus usuários a percorrer todas as abas para desfazer o trabalho como outros programas. É só clicar no botão Default para tudo voltar a ser como antes.

CHECAGEM INSTANTÂNEA



Assim que termina de fazer a conversão de um arquivo, o PPT2Flash STD oferece a opção de abrir o arquivo salvo (View the Output File) ou abrir a pasta onde foi salvo (Open Output Folder). Selecione a primeira opção para conferir o resultado da conversão e ver se não é necessário fazer alguma modificação para melhorar o trabalho.

>> Troque dicas e informações e esclareça dúvidas sobre o PowerPoint no Fórum INFO.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics