PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

28/04/2009

Aprendendo com a natureza

APRENDENDO COM A NATUREZA

 

 

Consideremos a Natureza como sendo o conjunto de tudo que existe no Universo e que não tenha sido criado pelo homem.

 

Assim, os seres brutos, os seres vivos, os seres animais, os seres vegetais, as forças e energias, os fenômenos naturais, bem como as leis naturais que regem todo o Universo, constituem a Natureza.

O homem é o ser racional da Natureza dotado de faculdades que lhe permitem o crescente desenvolvimento intelectual e moral.

A Vida é um dom da Natureza.

 

A Natureza é generosa em proporcionar recursos providenciais para a vida: a terra produz os mais variados alimentos, medicamentos e outros bens; as mudanças climáticas atendem às diversidades de situações ambientais; o ar que respiramos é imprescindível para as funções orgânicas...

 

Contudo, a Natureza é pródiga em lições de vida. Se não, vejamos.

Através de suas sábias e imutáveis leis ela exerce sobre nós um rigoroso controle dos nossos atos e atitudes. E é implacável quanto ao descumprimento das mesmas.

 

Assim é que, proporcionando ao homem os atrativos e prazeres dos bens materiais, a Natureza o instiga a viver e a usufruir desses bens para a conservação da vida, para o trabalho, para procriar, para promover o progresso e, principalmente, para desenvolver a sua razão e preservá-lo dos excessos.

 

Os gozos têm limites traçados pela Natureza e os excessos trazem por consequência natural os dissabores do fastio e os transtornos comuns a todos os abusos: eis aí o exemplo concreto de uma lição de vida.

 

Recentemente ocorreu-me uma lição de “persistência”: A plantinha, uma linda trepadeira, cujo nome eu desconheço, crescia viçosa e esparramara seus ramos e flores por sobre a pérgula, diante da porta da entrada do quintal para a casa.

 

Muito a contragosto teve que ser removida, do lugar em que havia sido plantada, por três vezes consecutivas ,em decorrência de reformas no quintal e assentamento de piso de concreto.

Da última vez, o ressurgimento demorou alguns meses e até já havia sido esquecida por nós.

 

Para surpresa de todos vimos numa manhã que ela brotara das entranhas do muro, ainda mais saudável e bonita, como se estivesse proclamando a vitória da sua persistência.

 

É claro que mereceu um tratamento especial e todo o nosso carinho.

 

(Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 25/04/09)

 

Fonte: Escola da Vida

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics