PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

11/05/2009

Como configurar a memória virtual do XP de maneira eficiente

Configure a memória virtual do XP

Escrito por Diego Alves

 

Muita gente já ouviu falar de memória virtual, mas não tem a menor idéia sobre o que ela pode fazer. Ela nada mais é do que uma maneira útil de utilizar espaço do disco rígido para emular a memória RAM (memória física do seu computador). Assim você pode executar mais programas e pode lidar com dados do que seu computador realmente possui capacidade física para suportar.

 
Se o seu sistema se apóia na memória RAM, o windows XP conseguirá reestruturar mais espaço no drive na forma de memória virtual. Caso haja bastante memória RAM no seu computador, pouco espaço no drive será necessário e, dessa forma nenhum dado para o disco rígido precisa ser transferido.

 
Como exemplo é possível evitar a transferência com o disco desativando a memória virtual, mas isso só pode ser feito se você tiver bastante memória RAM disponível. Mesmo assim, é sempre bom deixar um pouco de memória virtual disponível para evitar que o sistema sofra com a falta de memória RAM.

 
Para configurar a memória virtual faça o seguinte:


Acesse o menu Iniciar, clique em Painel de Controle, acesse o ícone sistema. Na janela de propriedades do sistema navegue para a aba Avançado, nesta aba, em Desempenho clique em Configurações.

 

Propriedades do sistema 

Na janela Opções de Desempenho, na aba Avançado, em Memória Virtual clique em Alterar.

 

Opções de desempenho do XP
Na janela de memória virtual você pode configurar de 3 maneiras:

 

1) Se preferir alterar a quantidade de espaço basta selecionar Tamanho Personalizado e definir o tamanho mínimo e máximo.

 
2) Se quiser que o próprio windows XP uso tudo automatimente clique em Tamanho gerenciado pelo sistema.

 
3) Já para não utilizar memória virtual, o que não é recomendado, principalmente quando se tem pouca memória RAM, clique em Sem arquivo de paginação.

 

Melhorar memória virtual do windows XP

 

Após concluir as alterações clique em Definir para salvá-las.

 
Concluindo, memória virtual é necessária até quando se tem bastante memória RAM, do contrário é obrigatório o uso dela para que o sistema não perca sua linha de desempenho estável.

 

Fonte:

titulo3

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More