PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

07/05/2009

Hiperlinks nas apresentações do Power Point

Abuse dos hiperlinks nas apresentações

 

Vincule elementos como slides, páginas web, e-mails e apresentações para facilitar a navegação no PowerPoint

Comente

Por Maria Isabel Moreira 3 de maio de 2009

 

hiperlink_ilker2

 

No estágio atual da evolução da internet, todo mundo está acostumado a usar hiperlinks. Por que não utilizá-lo no PowerPoint também? O recurso pode ser explorado para permitir que se salte de um slide para outro que não seja o imediatamente anterior ou posterior, acessar arquivos, abrir páginas da web, acionar o cliente de e-mail e até mesmo abrir outra apresentação.

 
Para a web

 
Para adicionar um link para uma página da web, certifique-se de que esteja no modo de exibição Normal, selecione o texto que vai servir de âncora, abra a guia Inserir e, no grupo Links, clique no botão Hiperlink (outra opção é teclar Ctrl + K). Digite a URL do site no campo endereço e clique em OK. Lembre-se de digitar o endereço exatamente como aparece no browser, incluindo caracteres especiais. Feito isso, o texto aparece sublinhado no slide. A cor do sublinhado pode variar de uma situação para outra de acordo com o modelo de slide em uso.

 

Direto ao slide

 
Os links entre slides de uma apresentação podem ser bastante práticos também em alguma situações. Em apresentações muito extensas e divididas por tópicos, por exemplo, pode-se criar um índice para facilitar a navegação entre os diversos temas sem a necessidade de percorrer slide por slide ou usar o modo de miniaturas para localizar um específico. Selecione o elemento que hospedará o link e tecle Ctrl + K. Clique na opção Colocar Neste Documento e, na caixa de diálogo seguinte, selecione o slide para o qual o link deve levar. Clique em OK

 
Outra apresentação

 
O mesmo recurso pode ser usado para abrir outra apresentação. Essa solução é útil se a segunda apresentação contiver informações complementares à atual e você quer garantir que se alguém perguntar alguma coisa terá condições de responder. Nesse caso, proceda da mesma forma como indicado anteriormente, mas na janela Inserir Hiperlink selecione a opção Página da Web na área Vincular A, localize a apresentação desejada e clique em OK.

 

Arquivo
 

 
O PowerPoint também pode abrir um documento do Word, uma planilha do Excel, um arquivo PDF ou qualquer outro arquivo armazenado em seu computador ou na rede, caso esteja conectado a uma. Mais uma vez, abra a janela Inserir Hiperlink e insira o endereço completo do arquivo no campo Endereço. Para não correr o risco de errar, clique no botão Procurar Arquivo, localize-o e clique em OK. Quando o link for clicado, o PowerPoint abrirá a aplicação com a qual o arquivo é normalmente aberto e o exibirá.

 
Novo documento

 
Se a apresentação que você quer abrir não existe, não tem problema. O PowerPoint possibilita a inclusão de um link para um arquivo novo, que pode ser editado na hora ou posteriormente. Nesse caso, selecione a opção Criar Novo Documento na janela Inserir Hiperlink, digite um nome para o arquivo, selecione o local de armazenamento se quiser alterar o localização proposta e marque a opção desejada quanto ao momento de editar o documento. Clique em OK para concluir.

 

E-mail

 
Se sua apresentação for publicada na web, pode ser interessante inclui um link para seu endereço de e-mail. Assim, os interessados em entrar em contato não terão dificuldade de encontrá-lo. Clique em Endereço de E-mail na caixa de diálogo Inserir Hiperlink, digite seu endereço de e-mail e o assunto nos campos correspondentes e clique em OK. Quando alguém clicar no hiperlink, automaticamente o PowerPoint abrirá a aplicação de e-mail com seu endereço e o campo assunto preenchidos.

 
LINK INVISÍVEL
Quem zela pela estética pode ficar descontente com o sublinhado nos textos que assinalam a presença de hiperlinks. Um truque para contornar esse problema é cobrir o texto com uma forma, usar a forma para ancorar o hiperlink e, depois tornar a forma invisível. Na guia Inserir, clique em Forma, selecione uma opção – o Retângulo é o mais indicado – e a desenhe a forma sobre o texto que servirá de entrada para o link. Com a forma selecionada, digite Ctrl + K e insira o link como em outros passos. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre o retângulo desenhado, selecione Formatar Forma, escolha Preenchimento e marque a opção Sem Preenchimento. Em Linha, marque Sem Linha. Clique em Fechar para concluir. Durante a apresentação, quando se passa o mouse sobre o local onde está o hiperlink o cursor muda para o símbolo de uma mão.

 

 

REMOÇÃO DE LINK
Depois que um hiperlink é inserido, o comando Ctr + K abre a janela Editar Hiperlink, em vez de Inserir Hiperlink. As duas janelas são praticamente idênticas. A diferença está no fato de que a caixa de diálogo Editar Hiperlink inclui mais um botão, que é o Remover Link. Mas o jeito mais fácil de retirar hiperlinks é clicar no objeto com o botão direito do mouse e selecionar Remover Hiperlink no menu.

 
ESCONDIDO NA FORMA
Uma maneira prática e elegante de esconder links é usar uma forma sutil. Para incluir vínculos para outros slides, por exemplo, pode ser interessante usar um pequena desenho em um canto do slide – uma seta funciona bem.

 
>> Troque dicas e informações e esclareça dúvidas sobre
PowerPoint no Fórum INFO.

 

logoinfo-copyright

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics