PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

14/05/2009

Opções de autocorreção no Word 2007

Ensine boas maneiras ao Word 2007

Publicidade

GUSTAVO VILLAS BOAS da Folha de S.Paulo

 

Não é incomum o Word forçar correções que o usuário não quer. O motivo é que o editor de textos possui recursos de autocorreção. Configurados adequadamente, eles ajudam quem escreve a ganhar produtividade.

 

Um exemplo clássico é o caso da primeira letra dos dias da semana, que o programa coloca em caixa alta - algo não muito usado no Brasil.

 

Reprodução

08263324

Word tem design diferente dos anteriores; ajustes permitem domar autocorreção.

 

Porém não é difícil ensinar boas maneiras ao software, de forma que o usuário saiba e defina o que ele vai mudar.

 

É interessante estabelecer, antes de escrever um texto, quais serão as alterações automáticas. E é possível criar mais de um manual de regras, para que a carta escrita para o amigo não seja tão rígida quanto o memorando para uso profissional.

 

Para começar a ensinar o Word, entre no item do menu superior Revisão, clique em Ortografia e Gramática e, na caixa que se abre, em Opções..., que fica no canto inferior esquerdo.

 

Na nova janela, selecione o menu Revisão de texto e, em seguida, o botão Opções de AutoCorreção. É nesse ambiente que várias das mudanças automáticas podem ser ativadas ou desativadas, de acordo com as preferências de quem digita.

 

Letras maiúsculas

 

Na aba AutoCorreção, o usuário encontra as caixinhas que definem, principalmente, quando o software deve --ou não--, sozinho, gerenciar as letras maiúsculas, como na hora de escrever dias da semana ou supostos nomes próprios.

 

Na mesma janela, na aba AutoFormatação, é possível estabelecer regras para os formatos de aspas ou de frações.

Internet

 

Também é nessa aba que o usuário escolhe se o programa deve vincular endereços de internet à rede, colocando links em textos como www.teste.com. Em um texto a ser apenas impresso, às vezes quem escreve não quer ver o sublinhado. Outra situação que pode incomodar --mas pode ser superada-- é a colocação automática das letras www em caixa alta.

 

Gramática

 

Ainda nessa janela, é possível mudar as configurações de correções gramaticais. Na aba Revisão de Texto, no segundo grupo de opções, há uma entrada chamada Estilo de Redação. Ali o usuário pode estabelecer quais regras gramaticais o Word deve tentar observar ao sugerir correções.

 

Existem três padrões predefinidos (Formal, Coloquial, Técnico). Na entrada Configurações, é possível escolher com mais detalhes cada uma das dezenas de regras gramaticais que o Word pode tentar seguir, além de pedir para o programa apontar frases que tenham palavras repetidas ou sentenças que tenham mais termos do que uma quantidade selecionada pelo usuário.

 

No menu Revisão, o usuário pode ordenar ao programa que grave todas as edições do documento, função útil para textos grandes ou trabalhados por muitas pessoas.

 

Para isso, selecione a entrada Controlar Alterações e clique sobre a entrada de mesmo nome. O arquivo ficará maior, mas todas as alterações serão gravadas e possivelmente apontadas.

Fonte: 

image

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics