PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

09/05/2009

Saiba o que fazer em caso de perda de senha do Windows

Saiba o que fazer em caso de perda de senha do Windows XP ou do Vista

 

notebook_windows_senha1

PCWORLD Sex, 13 Fev – 13h17

Reportagem feita a partir de dúvida de leitor…

 

Os diversos tipo de contas de usuário num ambiente Windows conferem privilégios diferentes a perfis diferentes. Da mesma forma que um administrador tem poderes pra mexer e fazer alterações em toda a máquina, um usuário limitado é impedido de realizar tarefas mais delicadas, como instalação de programas e alterações em configurações de segurança.

 

Nesse último caso, a senha do administrador é solicitada, para evitar que qualquer um possa vir a fazer besteiras em uma máquina e pior ainda em uma rede, afetando os computadores ligados a ela.

 

A exigência de senha pode até ser uma pedra no sapato de vez em quando, mas ela não impede você de realizar nenhuma tarefa - a não ser que você não saiba a password. Isso sim pode ser o grande vilão da história.

 

Por isso, é importante saber o que fazer caso se esqueça ou perca sua senha. Pensemos em alguns cenários distintos - primeiramente no caso do Windows XP.

 

Cenário 1: Seu PC tem mais de um usuário com perfil de administrador
Esse caso talvez seja o mais simples. É só fazer login como um segundo administrador que já exista. Acesse o Painel de Controle, Contas de usuários e dê um reset no usuário cuja senha foi esquecida.

 

Cenário 2: Não há outro perfil de administrador disponível
Nesta situação, você só pode acessar o sistema a partir de uma conta com limitações e a opção de resetar senhas certamente não estará disponível.
O procedimento alternativo é o seguinte: na tela de login do Windows, onde ficam as contas de usuário, pressione Ctrl e Del simultaneamente. Na caixa de diálogo que vai se abrir, escreva Administrador no campo Nome do Usuário.
Trata-se de um usuário administrativo padrão do Windows. Por meio dele, é possível restaurar a senha perdida do perfil em questão.
Repita os passos do Cenário 1

 

Cenário 3: Utilize o modo de segurança
É só uma alternativa de usar o perfil Administrador padrão do Windows: por meio do modo de segurança. Reinicie a máquina e pressione F8 antes que o Windows seja carregado. No menu de Opções avançadas, escolha a primeira, Modo de segurança. O XP então será carregado e vai mostrar uma tela de logon com os ícones dos usuários já estabelecidos e um para a conta do Administrador. Entre como Administrador. De volta ao Windows, é só repetir os passos já citados no Cenário 1.

 

Cenário 4: Softwares de recuperação de senha
Uma das opções para isso é o Ophcrack . Você vai precisar fazer o download em outro computador. Queime um CD com o software e use o disco com o Ophcrack para dar boot no PC cujo usuário teve a senha perdida. Este software ativa uma grande base de senhas, que pode recuperar o seu password em questão de minutos.
Existem outras soluções, mais delicadas, que podem envolver perda de dados. Dois programas grátis, o Offline NT Password & Registry Editor e o Emergency Boot CD reiniciam as senhas de sistema.

 

Cenário 5: nada disso deu certo
Neste quadro, pode ser necessário adotar a solução mais drástica: reinstalar o sistema operacional. Seus arquivos serão mantidos, mas os updates e patches de sistema infelizmente não. Nem pense em fazer isso se você não possuir o CD de instalação do Windows.

 

Windows Vista
O caso do Vista é mais complicado, pois não há tantas possibilidades como no XP. Afinal, a Microsoft percebeu o tamanho da vulnerabilidade que representava deixar sempre à disposição um Administrador padrão sem senha para emergências.

De acordo com o suporte da Microsoft , não restam muitas alternativas para reaver uma password, no caso do Vista, a não ser ter um disco de redefinição de senha em mãos:

"Se você esqueceu a sua senha domínio, deve contatar o administrador de sistema para redefinir a sua senha. Se você não estiver em um domínio, pode redefinir sua senha usando um disco de redefinição de senha ou uma conta de administrador", diz a empresa.

Para criar um disco de redefinição de senhas , siga esses passos:

 

1) Pressione CTRL+ALT+DEL e clique em Alterar uma senha.

 

2) Em Nome de usuário, digite o nome de usuário da conta para a qual você deseja criar um disco de redefinição de senha.

 

3) Clique no atalho criar um disco de redefinição de senha

 

4) Siga as etapas do Assistente para recuperação de senha até concluir o procedimento. Guarde o disco de redefinição de senha em local seguro.

 

Caso você não tenha feito esse disco preventivamente e não houver uma segunda conta de administrador, não será possível redefinir a senha, e você será obrigado a reinstalar o Windows, diz a MS:

 

"Se não houver outras contas de usuário no computador, você não conseguirá fazer logon no Windows e terá que reinstalar o Windows".

 

PCWORLD

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics