PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

03/06/2009

Aprenda a sincronizar arquivos entre 2 computadores

Aprenda a sincronizar arquivos entre dois computadores

Lincoln Spector, PC World/EUA

02-06-2009

 

Quem usa um PC em casa e outro no trabalho como é difícil garantir que os dados estejam atualizados com a última versão.

    sync150.jpgSe você acha difícil manter controle sobre as informações armazenadas em um único computador, considere o que pode acontecer com aquele usuário que tem um desktop (em casa ou no trabalho) e conta com um notebook para usar quando está fora desses ambientes.

 

Manter os dados atualizados entre esses sistemas não é tarefa e é grande o risco de você salvar uma versão mais antiga de um documento ou planilha sobre a última alteração de fez.

 

O bom senso indica que você deveria observar a data de última atualização do documento – e o Windows ainda pergunta se você deseja mesmo substitui o arquivo pelo atual. Na rotina diária, porém, esta não é uma estratégia confiável.

 

Uma forma simples de fazer isso é usar o conceito de cloud computing, ou computação em nuvem. Por meio de aplicativos baseados na web, o usuário armazena as informações a serem compartilhados em um servidor na internet e pode acessá-las a partir de qualquer PC com esteja conectado à web.

 

O Gmail e o Google Calendar são exemplos desse tipo de solução pois tornam disponíveis o correio eletrônico, dados de contatos e a agenda de compromissos em qualquer computador com internet.

 

Pode-se ainda optar por manter os documentos que você mais usa em um flash drive. Quando precisar deles, basta conectar o dispositivo portátil no PC que ser vai utilizar e acessar a informação desejada.

 

Uma solução mais abrangente envolve o uso de softwares desenvolvidos para manter a sincronia entre dois computadores.

 

Porta-Arquivos: Ele vem com o Windows XP e Vista. Basta utilizar um dispositivo USB, conectá-lo à máquina e abrir a pasta do mesmo. Ao acessar, clique com o botão direito do mouse sobre um espaço em branco e selecione Novo, Porta-Arquivos.

Dê um nome ao seu porta-arquivos e arraste todos os arquivos que quer sincronizar para dentro dela. Depois é só usar os arquivos diretamente do USB (e não salvar no HD) e quando for reutilizar em outra máquina, basta abrir a pasta Porta-Arquivos e selecionar Atualizar Todos os Itens.

FreeFileSync: Este programa open source e gratuito tem algumas coisas irritantes (não conseguimos usar o filtro corretamente), mas é simples de usar, funciona e não custa nada.

 

Syncromagic: Se você precisa de algo com mais opções e funções, este programa pode valer a taxa de 40 dólares (e você ainda ganha 30 dias de graça para pensar bem antes de confirmar). Entre as opções, desligar o PC depois que terminar de sincronizar; filtrar os arquivos por data e/ou tamanho; envio de notificações de e-mail; e suporte a FTP. Esta última opção permite que você carregue seus arquivos para a internet e baixe-as depois.

Fonte: 

logo_pcworld_footer

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics