PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

05/07/2009

Prazeres da vida…

EXPERIÊNCIAS E PRAZERES DA VIDA

 

É certo e evidente que as nossas experiências de vida nos impõem, com frequência, as mais variadas formas de exigências, problemas, dificuldades, preocupações e sofrimentos. Graças a tudo isso é que desenvolvemos as nossas potencialidades e evoluímos intelectual e moralmente.

 

Atualmente todos nós nos sentimos ameaçados. Não se pode negar a violência urbana, os assaltos, os assassinatos, a turbulência do trânsito, a assustadora progressão do custo de vida, as limitações do salário, etc.

 

Podemos até imaginar como seria desoladora e precária a vida se ela não nos proporcionasse os recursos necessários para lidar com tais problemas e amenizar o estresse a que estamos submetidos.

Somos, como todos os seres vivos, dotados de instinto de conservação. É a própria Natureza agindo sabiamente em favor da nossa sobrevivência.

 

Nos irracionais o instinto de conservação funciona sem problemas e equilibradamente obedecendo a controles automáticos.

 

No ser humano o mecanismo é mais complexo uma vez que, para exercitar a inteligência, somos levados a participar desse controle.

Além do instinto de conservação, dispomos de recursos racionais, e de vontade própria, para assumirmos o nosso controle de proteção.

Para compensar os transtornos desgastantes e desestimuladores da vida, ao instinto de conservação, são associados dois prazeres básicos: do sexo, que estimula a procriação e da alimentação, que garante a reposição das energias vitais,

 

Entre os irracionais esses gozos são disciplinados instintivamente. Eles só experimentam o sexo no cio, e se alimentam observando estritamente suas necessidades.

 

Com o os seres humanos é diferente. Por serem dotados de razão e livrearbítrio ultrapassam os limites do instinto podendo, assim, experimentar os prazeres do sexo e da alimentação como queiram. Daí os excessos que podem comprometer a sua natureza.

 

A gula cobra pesado tributo, impondo fartas gorduras e gerando os distúrbios orgânicos que dificultam e abreviam a jornada humana.

Os desvirtuamentos do sexo podem causar sérios problemas de ordem física, moral e social que, assim como os vícios do álcool, do fumo e outras drogas, causam a degradação de quem os pratica, e o sofrimento de terceiros.

 

Reconhecemos, portanto, a importância do conhecimento e da disciplina quanto à prática sexual e alimentar ,o que pode ser objeto de uma educação básica.

 

Na realidade, são inúmeros os pequenos prazeres que podem nos levar ao bem estar e à alegria de viver, como por exemplo: apreciação das belezas da natureza; satisfação de uma tarefa concluída; reconhecimento e gratidão por uma atenção ou favor recebido; um abraço amigo; uma palavra de estímuo; o convívio familiar; um carinho afetuoso; um passeio agradável; uma leitura interessante; audição de músicas e apreciação de artes, etc... etc...

 

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 27/06/09

 

Fonte: Escola da Vida

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics