RELACIONAMENTO HUMANO
Sendo o homem um ser social, por natureza, há que se considerar a importância do relacionamento humano em sua vida.
Atualmente a Sociedade enfrenta diversos problemas interligados ao relacionamento humano em todos os grupos sociais: família, amigos, escola, trabalho, instituições comunitárias e até religiosas.
A falta de comunicação é um desses problemas que explica tanto desentendimento nos grupos, mesmo nos mais homogêneos.
É sabido que a convivência só se estabiliza com padrões éticos a partir do momento que todos perceberem que o diálogo e o respeito mútuo constituem a chave para um bom relacionamento e convívio harmonioso, agradável e feliz.
Do ponto de vista profissional e produtivo o relacionamento humano é, igualmente, fator de qualidade que deve ser aprimorado.
São inúmeras as recomendações que se fazem a respeito de tal aprimoramento mas, na verdade, está na formação educacional a base de todo o bom relacionamento entre as pessoas.
Cabe, entretanto, aos líderes naturais de grupos e, em especial, aos que exercem oficialmente a função administrativa e coordenadora de organização ou instituição formal, as providências cabíveis a fim de estimular, orientar, analisar, corrigir e treinar o relacionamento entre os elementos que fazem parte do grupo.
Pensamentos, sentimentos, ideais, ideias, iniciativas, ações, gestos atitudes e palavras, alusivos ao relacionamento humano, tais como: comunicação, justiça, respeito, tolerância, solidariedade, liberdade disciplinada, cooperação, organização, produtividade, objetividade e metas a alcançar, devem ser cultivados em todas as organizações sociais desde as mais simples.
Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 12/07/09
Fonte: Escola da Vida
0 comentários:
Postar um comentário