PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

04/10/2009

Conheça-te a ti mesmo! Reflexão…

CONHECE-TE A TI MESMO

É certo e sabido que somos, em geral, exímios observadores das imperfeições alheias e críticos contumazes dos descuidos e defeitos dos outros.

Quanto à nossa própria pessoa, no entanto, temos certa dificuldade, ou má vontade, em ver, reconhecer, e ajuizar as mais evidentes e inconvenientes características negativas da personalidade, sejam elas de ordem material, moral ou social.

Sócrates já pregava que nós devemos nos ocupar menos com as coisas (riqueza, fama, poder) e passarmos a nos ocupar com nós mesmos, com os cuidados que precisamos ter com a nossa própria pessoa: a maneira de pensar de sentir, de se expressar e de se relacionar; nossos costumes, hábitos e atitudes...

Atualmente, estamos voltados mais para a aquisição e o acúmulo de conhecimentos diversos do que para o conhecimento da nossa própria pessoa.

É claro que a tecnologia traz inegáveis benefícios, mas não parece que as pessoas, atualmente, estejam mais felizes.

Muitas faltas que cometemos nos passam despercebidas. Todavia, se interrogássemos com frequência a nossa consciência veríamos quantas vezes falimos sem disso nos apercebermos.

O conhecimento de si mesmo é, inegavelmente, a maneira ideal para o melhoramento individual e, consequentemente, para o bom desempenho pessoal, profissional e social.

Há pessoas bem sucedidas que têm por hábito interrogar, no fim de cada dia, a sua consciência, passando em revista o que fizera e como procedera em cada situação.

O propósito e o método são excelentes, mas é necessário que: as perguntas sejam claras e objetivas, e exijam respostas destituídas de subterfúgios; as respostas sejam analisadas com sabedoria, humildade e firme propósito de reforma e aprimoramento pessoal.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 04/10/09

Fonte: Escola da Vida

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics