PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

09/05/2010

O que é Podcast e como utilizá-lo

  podcast_rss_mic

O que é Podcast e como utilizá-lo

Podcast nada mais é do que o nome dado aos arquivos de áudio ou de vídeo digital,  geralmente nos formatos MP3 e AAC (áudio) e MP4 (vídeo), transmitidos através da internet via feed RSS. 
 
O que é feed RSS?  
feed RSS é um formato de distribuição de informações em tempo real através da internet. Se a informação for do seu interesse, basta clicar no link para ler, ouvir ou assistir a informação desejada… 
Quando você utiliza um leitor RSS, através de um canal RSS subscrito, você sabe imediatamente quando uma informação é publicada sem precisar navegar no blog ou no site gerador.   
Leitores de RSS gratuitos 
Canal feed RSS do Visual Dicas  
Clique no link abaixo para assinar (ou subscrever, o que é a mesma coisa) o feed RSS do Visual Dicas, e tenha acesso a lista de posts atualizados e ao leitor RSS para este canal. Faça o teste…

O Podcasting funciona da mesma forma que o feed RSS, só que para áudio e vídeos no formato XML RSS.
O usuário assina os canais desejados e passa a receber as atualizações periodicamente, como músicas,  programas esportivos, culturais, notícias, opiniões, tudo gravado em áudio ou vídeo, sem precisar navegar até o site gerador.
Os arquivos (chamados de Podcasts)  então, são baixados para o computador automaticamente de acordo com a preferência do usuário.
Depois, poderão ser transferidos para aparelhos portáteis, como o tocador de música digital iPod, mp3 players, iPhone ou iPad, ou baixado diretamente nestes dispositivos quando conectados na web via WiFi.
Observações:
1) A palavra podcast é uma junção de iPod ou de "Personal On Demand" (numa tradução literal, algo pessoal e sob demanda) e broadcast (transmissão de rádio ou televisão).
2) Distribuição de vídeos (formato MP4) via XML RSS também é chamado de videocast. O termo podcast é mais usual para áudio (formato MP3 ou AAC).
3) Streaming é a transmissão online de dados multimídia (imagens, vídeo e áudio), onde o usuário pode ouvir o podcast ou assistir um videocast sem precisar baixar os arquivos. (O Youtube, por exemplo, utiliza o sistema de transmissão streaming).
Como funciona o sistema de transmissão (streaming)?
Esta tecnologia permite a transmissão de dados multimídia através de pacotes na internet. Ele faz uso da tecnologia Unicast IP, que na prática seria um computador enviando dados para vários outros espalhados pela rede inteira (um para N).
4) Para saber mais sobre Podcasting, acesse: wikipedia.org 

Programas agregadores

São programas que permitem que o usuário possa assinar os canais de podcasts existentes. São como leitores de RSS, porém, com mais recursos, devem ser instalados no computador.
Veja alguns dos programas mais utilizados:
iTunes
www.apple.com/itunes
O tocador de áudio da Apple também é agregador de mídia. Este programa cadastra, baixa os arquivos e toca o áudio. Alem disto, possui um serviço para armazenamento de arquivos na web (iTunes Store), onde você poderá ouvir suas músicas em qualquer aparelho móvel conectado na net…
(Mac OS, Windows XP, Vista, Windows 7)
Winamp
www.winamp.com
Assim como o iTunes, o Winamp, a partir de sua versão 5, integra as funções de um agregador de mídia e de tocador de mp3.
O Winamp tem a vantagem de permitir que o podcast seja ouvido como streaming, sem necessidade de baixá-lo em seu computador.
Outros programas (esses apenas agregam, não tocam)
iPodder.NET (Windows 2000 ou XP)
iTunes 6 (Mac OS 10.2.8 ou superior, Windows 2000 ou XP)
jPodder (Windows 98, 2000 ou XP; Linux)
Juice (antigo iPodder) (MAC 10.3 ou superior, Windows 2000 ou XP)

Alguns sites de busca para podcasts

Alguns podcasts famosos

Links para serem inseridos diretamente nos gerenciadores de podcasts:
  • This Week in Tech - Programas semanais com discussões sobre as principais notícias de tecnologia no mundo (em inglês);
  • Pod Safe Audio Podcast - Programas de rádio somente com músicas sob licença Creative Commons (em inglês)
  • Billy Umbella Podcast - Programas semanais de música, publicados pelo produtor musical e radiofônico brasileiro Billy Umbella;
  • PodBrasil Podcast - Programas variados sobre Cultura, Educação, Esportes, Horóscopo, Música, Cinema, Tecnologia, etc.

Exemplo de como assinar e ouvir podcasts (usando o iTunes)

Acesse o site www.apple.com/itunes baixe e instale o programa (clique em <free download>)
image
Na barra lateral, clique em <Podcasts>
image image
Na barra de ferramentas clique em <Avançado> e <Assinar Podcast…>
image
Agora copie o URL do canal e cole no campo <Assinar Podcast> e clique em <OK>. Como exemplo utilizei o link abaixo (Uol Músicas Podcast):
image
Aguarde a transferência do arquivo (o programa irá tranferir os último arquivo publicado). A partir daí, o iTunes irá atualizar periodicamente, assim que os podcasts forem sendo publicados no canal (clique no botão <Configurações> para definir o período de atualização), .
Para ouvir todos podcasts, selecione o canal (no exemplo UOL Música) e clique em <Reproduzir>.
image
Para obter podcasts anteriores, de um duplo clique no canal para abrir a lista de arquivos publicados… Escolha o arquivo e clique no botão <Obter>. Para ouvir, apenas de um duplo clique  podcast desejado, desde que já tenha sido transferido para o iTunes.
image
Para desativar, clique no botão <Cancelar Assinatura>

Exemplo de como assinar e baixar podcasts via RSS

Para uma lista de podcast via feed RSS, clique no link do canal ou no botão <POD> que é fixado no site gerador. Como exemplo que escolhemos o UOL Música Podcast - musica.uol.com.br/podcast.
image
Desta forma você entrará no leitor RSS. Para receber as atualizações, clique no botão <Inscrever Agora>. Para ouvir, clique no link do podcast desejado para fazer o download do arquivo e rodar no seu programa para reprodução de áudio preferido.
image
Como você pode observar, a lista apresentada no leitor de RSS é a mesma apresentada no iTunes, de forma que, sem precisar entrar no site do UOL, você terá todos arquivos publicados sempre atualizados.

Opinião

Podcasting é, portanto, um novo e eficiente meio de comunicação de conteúdo livre, podendo servir tanto como publicidade, entretenimento e diversão, mas também como uma excelente ferramenta para a educação, desenvolvimento social e cultural.
Esta nova tecnologia pode ser utilizada desde grandes empresas, na divulgação de seus produtos, como por simples usuários que desejam criar programas domésticos de música, notícias e opinião. Para isto, precisaram apenas de um computador com microfone, software para gravação e edição de áudio e um servidor para hospedagem de arquivos.
Tenho certeza que grandes empresas de mídia já estão de olho nesta tecnologia, e em breve, forçaram o desenvolvimento de novos recursos e inovações nesta área.
É bom lembrar também, que mesmo com conteúdo livre, o podcast deve sempre respeitar as leis de direitos autorais ao divulgar músicas, por exemplo. Por outro lado, artistas poderão divulgar os seus trabalhos de forma alternativa e muito eficiente, com licenças mais brandas e até públicas, livrando-se das amarras das gravadoras e das grandes empresas de radiofusão. Basta verificar o aumento significativo de pessoas que utilizam a web no Brasil e no mundo.
Boa diversão…

até mais… [ byALF ]




1 comentários:

Rodolfo R. Hengler disse...

Bacana, gostei mesmo. Procurei em inúmeros sites e blogs uma definição de podcast e esse foi o mais completo e bem explicativo que encontrei. Parabéns! e valeu pela ajuda!

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics