PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

11/11/2010

Por que a memória flash vai substituir o disco rígido?

ssd

Memória Flash e SSD

Memória Flash, para quem não sabe, é um tipo de memória semelhante a memória RAM, porém não volátil, ou seja, é capaz de preservar os dados armazenados por um longo tempo sem a presença de corrente elétrica. Esse fato a tornou dominante no mercado de dispositivos portáteis, tais como pendrives, cartões de memória, MP3 players, iPods, iPads,  celulares, SSDs e assim por diante. (leia mais na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3ria_flash).

flash NOR

Chips de memória Flash NOR de acesso serial, como os usados para
gravar o BIOS em placas-mãe atuais

pendrive (memória flash) - Visual Dicas

Pendrive, que utiliza memória flash

micro SD - Visual Dicas

Cartão de Memória SD, que utiliza memória flash

SSD (solid-state drive), ou Unidade de Estado Sólido, é um tipo de dispositivo sem partes móveis para armazenamento não volátil de dados digitais. Tipicamente, são construídos em torno de um circuito integrado semicondutor, o qual é responsável pelo armazenamento, diferentemente, portanto, dos sistemas magnéticos (como os HDs e fitas LTO) ou óticos (discos como CDs e DVDs). Os dispositivos mais modernos usam memória flash (estilo cartão de memória SD de câmeras digitais).

Flash SSD - Visual Dicas

Portanto, o SSD tem a mesma função do HD,  mas utiliza chips de memória Flash no lugar de discos magnéticos. Eles são projetados para substituírem diretamente o HD, sendo conectados a uma porta SATA ou IDE.

HDD x SSD

 Quais são as vantagens de utilizar o SSD em computadores?

  • Maior velocidade de armazenamento e leitura (tempo de acesso mínimo);

  • Aumento de desempenho geral da máquina (acima de 40%);

  • Maior confiabilidade de armazenamento (por não ter componentes mecânicos quase não existem falhas);

  • Consumo de energia bem menor;

  • Totalmente silencioso;

  • Alta resistência ao impacto (ótimo para componentes móveis);

  • Alta resistência ao calor;

  • Maior velocidade de transferência de dados;

  • Menor tempo de boot (tempo para iniciar a máquina);

  • Muito mais compacto (com espessura bem mais reduzida, o que favorece  notebooks ultra portáteis);

Então, porque o SSD ainda é tão pouco utilizado?

Custo. Esta é a única desvantagem em relação aos HDs convencionais. Entretanto, uma desvantagem fatal para os padrões atuais de mercado. Para vocês terem uma idéia um HD convencional custa em torno U$ 0,20 por Gbyte enquanto que um SSD pode ultrapassar U$ 2,00 por Gbyte. Para quem precisa de muita memória esta diferença pode ser gigantesca…

Como toda tecnologia, o preço deve cair naturalmente com o passar do tempo, mas isso será gradual acompanhado com a queda também no custo por Gbyte do HD convencional, até que este seja substituído totalmente.

Uma das saídas para isto atualmente, é a opção do HD híbrido, que possui disco magnético convencional e memória cache em SSD. Como exemplo, temos o HD Segate Momentus XT, desenvolvido para notebooks. Ele tem um disco magnético de 500 Gb e uma memória cache SSD de 4 Gb, que armazena os arquivos mais utilizados. Esta tecnologia acelera de forma significativa as operações do sistema sem onerar demais o preço do componente…

seagate-momentus-xt-hybrid

Optar por um SSD hoje significa priorizar outros parâmetros, como desempenho, segurança e portabilidade. Para empresas, este investimento pode ser justificado como maior produtividade e menor tempo de manutenção.

Quanto a portabilidade, o uso do SSD permite reduzir consideravelmente as dimensões de um notebook. É o que acontece com os novos modelos da Apple, o MacBook Air, que utilizam memória flash, considerados os notebooks mais finos do mercado…

macbook-air-light Nova versão do MacBook Air, notebook da Apple com armazenamento em memória flash

lightbulb_48

Dica: Um HDD convencional muitas vezes age como um gargalo, limitando o desempenho do sistema. Portanto, pode ser muito mais útil você substituir o HD por um SSD, do que atualizar o processador ou acrescentar mais memória RAM no seu PC. Mas isso é claro, se você puder disponibilizar muita grana nele…

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More