PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

09/01/2011

O nosso lado oculto

Lado oculto

O nosso lado oculto…

Geralmente consideramos “oculto” tudo aquilo que não se vê e que está escondido ou fora do nosso alcance visual.

Os dicionários nos dizem mais: secreto, misterioso, inexplorado, desconhecido.

As ciências referem-se a elementos microscópicos, que só podem ser percebidos com o auxílio do microscópio.

A Anatomia e a Fisiologia tratam do lado material e funcional da nossa organização física. A Psicologia trata do lado imaterial do ser humano, que é constituído pelas nossas faculdades intelectuais e emocionais.

O pensamento (ideia, lembrança, conhecimento...) e o sentimento (alegria, tristeza, medo, saudade...) fazem parte do lado oculto da nossa vida pois, embora sendo perceptíveis, não são visíveis.

A Filosofia, valendo-se da lógica e da razão admite a existência da “alma” compondo, com o “corpo físico”, o ser humano.

Corpo e alma conjugam-se e completam-se na nossa existência. Porém cada um tem sua peculiaridade quanto à natureza, função e tratamento. Cada qual tem suas finalidades e suas necessidades; apresentam, por sua vez, problemas e dificuldades diferentes para nos proporcionar as experiências de vida.

Em geral nos preocupamos mais com corpo físico: aparência, vigor, resistência, peso, estatura, regularidade orgânica e funcional.

Na verdade o que interfere mais na nossa saúde, bemestar, ânimo e felicidade é o nosso “lado oculto”: alegria - tristeza - tranquilidade - preocupação - calma - ansiedade - certeza - dúvida - amor - ódio...

Temos mais experiência, e encontramos mais facilidade em lidar com o corpo físico, suas necessidades e problemas: alimentação, exercícios, repouso, medicamentos, regimes, tratamentos especiais e utilização de recursos complementares.

O mesmo não ocorre com relação às necessidades e problemas da alma: desenvolvimento, fortalecimento, criatividade, enriquecimento, liberdade e controle do pensamento; desenvolvimento, educação e pacificação dos sentimentos e emoções; especial atenção para com o sentimento natural de religiosidade.

As dores e sofrimentos da alma: ansiedades, tristezas, temores, angústias, desalentos e depressões só podem ser amenizados com tratamentos próprios, e conjugados com o esforço e a boa vontade. A ocupação, o entretenimento e a oração fervorosa costumam ser prescritos como “remédios” da alma. O primeiro passo para isso é acompreensão do que procuramos expor no presente texto.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - 02/01/2011

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics