PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

23/01/2011

Saúde Integral…

saudeintegral

CONSIDERAÇÕES SOBRE A “SAÚDE INTEGRAL”

“Saúde é o estado do indivíduo cujas funções orgânicas, físicas e mentais se acham em situação normal.” (Dicionário Aurélio)

Na definição da “Organização Mundial de Saúde” a saúde é o “estado completo de bemestar físico, mental e social, e não somente ausência de doença ou enfermidade”. (Grande Dicionário Larousse Cultural)

Consideremos a “saúde integral” como o estado normal de bemestar e equilíbrio físico, intelectual, social, emocional e moral do indivíduo na sua integridade de corpo e alma.

Geralmente cuidamos apenas da saúde do corpo físico e mental, interessados que somos em poder usufruir plenamente dos prazeres da vida material, e acabamos nos esquecendo da saúde da alma que nos assegura a verdadeira e perene paz e felicidade.

Sabemos da necessidade de se cultivar a saúde do corpo sendo ele o instrumento de que dispomos para a realização das atividades vitais de nutrição, percepção, reprodução, comunicação, trabalho, relacionamento, aprendizagem, entretenimento, e repouso.

Somos seres inteligentes constituídos integralmente por um corpo físico material e perecível e uma alma imaterial. E a saúde de um reflete na saúde do outro.

Para cuidar da “saúde integral” devemos, além de manter a saúde do corpo, cultivar os requisitos necessários para a saúde da alma quais sejam: a humildade, a honestidade, o amor a Deus e ao próximo, a caridade em seu pleno sentido, a responsabilidade e todos os valores morais e espirituais (calma, paciência, tolerância, resignação, respeito, etc.)

Recentes reportagens têm abordado a existência de uma nova medida para avaliar a “inteligência espiritual” (QS) que consiste na capacidade de lidar com as coisas da alma (coisas espirituais).

Luiz Gonzaga Seraphim Ferreira - 22/01/2011

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics