PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

01/03/2011

Como se proteger do FireSheep em redes Wi-Fi públicas

https-lock-website-security

 

Proteção contra o FireSheep na Internet.

 FireSheep para quem não conhece é um plug-in para o Firefox que, em redes públicas Wi-Fi,  permite acessar as contas de outros usuários da mesma rede. Desta forma quem utiliza o o Firesheep, “transforma seu computador em um interceptador de sinais Wi-Fi e permite a captação e decodificação dos dados que transitam em espaços públicos, como aeroportos, shoppings ou cafeterias, dando visibilidade e acesso às  diversas redes sociais, como  o Twitter, Wikipédia, Myspace, Facebook, WordPress e o Live da Microsoft”, é o que diz Rafael Bandeira colaborador do site andafter.org.

Basta apenas um clique e pronto. Está feita a captação dos dados dos usuários da rede “hackeada”. Veja abaixo um exemplo do FireSheep em ação.

sheep3

Como se pode observar, com a extensão FireSheep qualquer pessoa poderá se tornar um Hacker, o que é muito perigoso e prejudicial para a segurança da internet.

Para driblar isto, uma das saídas para quem usa redes públicas (mas acredito que para todos usuários da internet também),  é utilizar a extensão HTTPS Everywhere (para o Firefox) ou Secure sites  (para o Chrome), que força o acesso de serviços como o Twitter e o Facebook a utilizar o protocolo SSL/HTTPS (o mesmo que é utilizado em sites seguros, como os sites de bancos, por exemplo). Desta forma, todos os dados do usuário serão criptografados, o que dificultará as ações do FireSheep.

Enquanto aguardamos novas medidas de segurança nas redes sociais citadas acima, nós pobres e leigos usuários poderemos respirar um pouco mais  aliviados se utilizarmos as extensões HTTPS Everywhere ou Secure sites no Firefox e no Chrome.

Como instalar as extensões nos navegadores

Como vimos, podemos redirecionar automaticamente o protocolo HTTP para HTTPS apenas instalando a extensão HTTPS Everywhere no Firefox ou Secure sites no Chrome. Veja como a seguir:

Firefox - HTTPS Everywhere

1- Abra o Firefox.

2- Acesse a página Encrypt the Web with the HTTPS Everywhere Firefox Extension.

Clique no botão [Click Here to Encrypt the Web] para fazer o download do arquivo.

image

3- Clique no botão [Permitir] que aparece abaixo da barra de ferramentas.

 image

4- Clique novamente no botão [Click Here to Encrypt the Web]. Na janela Instalação de extensões e temas, clique no botão [Instalar agora].

image 5- Clique em [Reiniciar o Firefox].

image

6- Depois de reiniciado, faça o teste. Na barra de endereços, digite google.com.br que deverá ser redirecionada automaticamente para https://encrypted.google.com/. No caso do Twitter, por exemplo, twitter.com será redirecionado para https://twitter.com.

Obs.: Alguns serviços redirecionados para o protocolo HTTPS podem ter algumas pequenas alterações funcionais, mas mantêm  velocidade na transferência de dados normalmente.

image

7- Para configurar a extensão, clique em [Ferramentas] >> [Complementos].

image

Encontre a extensão HTTPS EveryWhere em [Extensões] e  clique no botão [Opções]. Selecione quais os serviços que você deseja habilitar ou desabilitar o redirecionamento do protocolo HTTP para HTTPS. Para habilitar todos, clique em [Eneable All]. Depois de selecionados os serviços, clique no botão [OK].

image

Google Chrome - Secure sites

1- Abra o Google Chrome

2- Acesse o link Secure sites.

Clique no botão [Instalar].

image

3- Clique no botão [Instalar] para confirmar a instalação.

image

A extensão Secure sites indicará quais os sites que poderão ser redirecionados, mostrando um ícone de alerta na barra de endereços.

image

4- Vamos fazer um teste para verificar como funciona a extensão. Na barra de endereços do Chrome, digite twitter.com. Observe que aparecerá o sinal de alerta indicando a possibilidade de habilitar o site com o protocolo HTTPS.

image

Clique no ícone de alerta. Clique no botão [Redirect now and always].

image

Observe que o endereço twitter.com foi redirecionado para https://twitter.com. Desta forma, automaticamente este endereço ficará habilitado para o redirecionamento toda vez que você entrar no Twitter.

image

5- Para desabilitar o site clique no ícone [Personalizar e controlar o Google Chrome] e selecione [Ferramentas] e [Extensões].

imageLocalize a extensão Secure sites. Clique no link [Opções].

image

Para desabilitar, selecione o endereço do site desejado e delete-o.

Se não desejar que o Secure sites crie o redirecionamento, copie o endereço e cole na caixa [Never redirect to secure], ou na caixa [Assumed no secure version exists] para que o Secure sites não indique este site com o ícone de alerta.

image

É muito importante cuidarmos da segurança de nossas informações e dados. O redirecionamento de sites (quando possível) é uma ótima opção para isto, principalmente para proteger do FireSheep, hackers e malwares. Pena que os métodos mostrados acima servem apenas para o Firefox e o Chrome. Se alguém conhecer métodos para outros browser, como o Internet Explorer, Safari e Ópera, comentem aqui no Visual Dicas

1 comentários:

Blogger disse...

Been using AVG security for many years, and I'd recommend this product to everyone.

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics