PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

15/04/2011

A Leitura – Importância e Dificuldades

boaleitura

A Leitura – Importância e Dificuldades…

Denominamos “leitura” o ato de ler; o procedimento intelectual que consiste em reconhecer os sinais gráficos de uma língua, formando mentalmente ou em voz alta os sons que esses sinais ou sua combinação representam, e associar-lhes um sentido.

Não se trata, portanto, de uma simples atividade mecânica e desprovida de raciocínio, embora requeira habilidade.

A alfabetização, associada à motivação e o exercício, predispõe o indivíduo para o gosto e o hábito de leitura.

As pessoas que adquirem o hábito da boa leitura experimentam o prazer e os benefícios que ela proporciona. Reconhecem a sua importância quanto à instrução, à formação educacional e técnica, à preparação moral e à recreação, além do progresso intelectual.

Sendo fundamental para o desenvolvimento intelectual do homem, a leitura representa a oportunidade de ampliar a consciência, e a visão do mundo.

O frequente contato com o livro, aliado à escolha da boa leitura, torna-se um encontro prazeroso, e culturalmente eficaz, abrindo as inúmeras portas para o sucesso.

Há que se considerar entretanto as dificuldades que se interpõem, para grande parte da população, o acesso à boa leitura.

O distanciamento entre o homem e a leitura decorre de fatores tais como: ineficiência educativa e  da didática escolar; baixo nível cultural e financeiro familiar; desenvolvimento tecnológico da internet com as aparentes facilidades e empolgações; a linguagem pouco inteligível e os noticiários pouco animadores dos jornais populares.

A infância é a época propícia para a formação de bons leitores, mas depende da mediação de pais e professores para que seja bem aproveitada, o que geralmente deixa a desejar. A maneira de impor obrigatoriamente a leitura pode comprometer a relação da criança com o livro e afastar, de vez, todo o seu encantamento.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 03/04/2011

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More