PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

03/05/2011

Lista dos sites que não entregam produtos aos compradores – Divulgado pelo Procon (utilidade pública)

Logo_Procon

Não caia na armadilha

Cuidado na hora de comprar produtos através de sites eletrônicos (e-commerce), é o que alerta o Procon-SP (Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo).

Segundo o Procon em comunicado, pelo menos 19 sites foram identificados por venderem seus produtos e não entregá-los aos compradores, sendo que muitos deles ainda continuam ativos. Os sites detectados atuam em diversas áreas que vão de calçados a loja de produtos estéticos, onde algumas destas empresas, além de não entregarem os produtos comprados, também não são encontradas nos endereços oficiais.

Acesse a lista completa no link: Sites e-commerce que não entregam o que prometem aos compradores

O processo padrão utilizado pela entidade para denunciar uma empresa é: após receber a reclamação de consumidores, enviar uma carta para a companhia para prestar esclarecimento. Caso a empresa não dê resposta, é aberto um processo administrativo. Alguns casos vão até parar no DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania).

LEIA O COMUNICADO COMPLETO AQUI: Compras pela Internet

Segurança-no-E-commerce

Dicas aos consumidores (de acordo como o Procon)

A internet introduziu na rotina das pessoas a possibilidade de contratar serviços e fazer compras sem sair de casa. Usufruir dessas facilidades, porém, requer alguns cuidados para evitar fraudes, golpes, uso indevido dos dados pessoais, dentre outros problemas.

Fique atento a algumas dicas importantes:

  1. *antes de fechar a compra, faça pesquisa no site da Fundação Procon-SP, www.procon.sp.gov.br , para verificar se a empresa tem registro de reclamações.
  2. *desconfie de preços abaixo da média do mercado;
  3. *verifique no site registro.br os dados da empresa, tais como, razão social, endereço, CNPJ. Se o domínio for .com ou .net, cheque onde o site está hospedado através dos seguintes sites: whois.domaintools.com, who.is, whois.com; fique atento se o site estiver hospedado fora do Brasil;
  4. *desconfie de sites que exigem depósito em conta corrente de pessoas físicas ou depósitos em caderneta de poupança;
  5. *consulte as redes sociais para verificar se existem registros de reclamações;
  6. *verifique o endereço físico da empresa, telefones, e-mails e quais os procedimentos para reclamação, devolução, garantias, etc;
  7. *guarde todos os dados das compras: o nome do site, itens adquiridos, valores pagos, número do protocolo da compra ou pedido;
  8. *exija sempre nota fiscal  da compra.

Clique aqui e veja outras dicas no informativo divulgado pelo Procon-SP.

 


Leia também: 10 dicas de segurança nas compras online

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics