PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

22/06/2008

A comunicação é imprescindível para o Sucesso

82567108_2-300x281 

O Sucesso e a Comunicação

A comunicação imprescindível para o sucesso
Reinaldo Passadori

De um lado, o mercado de trabalho que exige e precisa de profissionais competentes, hábeis e comunicativos, quer seja em áreas administrativas, de liderança, de comércio e de técnicas em geral. De outro lado, as escolas que não desenvolvem nesses profissionais a habilidade fundamental para ao seu desempenho, que é a sua capacidade de comunicação verbal.

Por isso, em processos seletivos ou um pouco mais adiante, em atribuições profissionais, as pessoas se deparam com dificuldades relacionadas a diferentes contextos de trabalho: vendas, negociação, participação de reuniões, atendimento a clientes e também quando têm a responsabilidade de conduzirem um departamento ou uma empresa - liderando pessoas. Assim devem estar preparados ou se prepararem para a Comunicação Verbal bem estruturada, o que tratamos aqui em cinco dimensões: emocional, vocal, corporal, técnica e espiritual.

A primeira delas, a dimensão emocional, estuda a percepção que cada um tem de si mesmo. Se as pessoas têm alta ou baixa alto-estima, se têm coragem suficiente para enfrentar os seus medos de falar em público e romper barreiras para falar com calma e segurança em qualquer contexto. Além da comunicação intrapessoal, aborda ainda a comunicação interpessoal, desenvolvendo habilidades de empatia, saber ouvir, entrar em sintonia com as outras pessoas e criar condições favoráveis para haver um bom relacionamento.

Na dimensão vocal, o estudo em comunicação verbal abrange a voz no processo da fala. Há inúmeras características que são estudadas, entre elas: volume, tonalidade, velocidade, pausas, dicção e outros. Aborda ainda a beleza da expressão e manifestação das emoções, o aprimoramento da locução, a respiração pelo diafragma a correção de problemas dos mais diversos tipos. Uma boa voz encanta, mantém as pessoas acordadas em uma apresentação.

Independente da situação ou do momento, o nosso corpo está comunicando algo. E nesse momento a dimensão corporal é evidenciada e estudada pela Comunicação Verbal. Nosso corpo começa a expressar nosso estado de espírito, nosso zelo com a aparência ou nosso cansaço físico, por meio das sutilezas apresentadas pela expressão facial, os gestos, a elegância, o cuidado com o asseio corporal, a roupa que vestimos que mostra nosso estilo ou nossa personalidade. No processo da fala, a congruência dos gestos, o olhar nos olhos das pessoas quando estiver falando com elas podem reforçar ou destruir a comunicação.

A comunicação é a expressão do equilíbrio. É a sintonia entre os gestos e as palavras bem conduzidas. Todo o processo de Comunicação Verbal depende de cada dimensão estudada individualmente. A dimensão técnica abrange toda a parte intelectual da metodologia – desde a gramática, vocabulário eliminação de vícios, como preparar para uma sessão de perguntas e respostas até o planejamento e organização dos pensamentos para uma efetiva apresentação. Aborda ainda técnicas de como iniciar e concluir uma exposição. Reforça o uso de ilustrações e de recursos audiovisuais para facilitar a compreensão dos ouvintes.

Muito mais do que técnicas de comunicação e repertório cultural, o ser humano é reconhecido pelos valores em que pauta a sua vida. Esse item trata da moldura que envolve uma pessoa, do rastro que deixa por onde passa. É com a dimensão espiritual que estudamos a consciência da responsabilidade social, da ecologia, em fazer algo, mesmo que ínfimo para deixar o mundo melhor do que o encontrou. São os adjetivos qualificativos que identificam uma pessoa.

O que tenho intenção de mostrar com essa reflexão é a complexidade de um processo que, aparentemente, é simples. Esteja certo de que ao ver, ouvir e admirar uma pessoa falando bem, com calma, elegância, técnica e naturalidade, ela preparou-se para isso. Por outro lado, se você é essa pessoa que fala bem, saiba que precisa continuamente desenvolver essa habilidade, afiando e lubrificando essas ferramentas para estarem sempre prontas para o uso.

Reinaldo Passadori
Professor de comunicação verbal, palestrante, fundador do Instituto Reinaldo Passadori de Comunicação Verbal e autor do livro “Comunicação Essencial” (2003, Editora Gente).

Fonte: http://www.rh.com.br (16/06/08)




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics