PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

17/10/2008

Qual a melhor conexão de Internet?

Qual a melhor conexão de Internet?


Muita gente se pergunta sobre a melhor conexão de Internet, a mais rápida, a mais estável, etc. Posso arriscar responder que não importa muito. É muito mais relevante saber qual a conexão mais adequada, a ideal, para o seu perfil de uso da Internet. Abaixo eu cito algumas das mais utilizadas / disponíveis no Brasil e dou alguns pitacos (claro) sobre seu perfil ideal.

Conexão Discada (Dial Up)

Apesar de muitos pensarem o contrário e se espantarem ao saber, a conexão via telefone ainda é maioria no Brasil. Tanto pela acessibilidade quanto pelo seu preço, a maior parte dos usuários de Internet discada é formada por pessoas de baixa renda e recém-ingressos no mundo da web. Mas não somente essas pessoas.

Em alguns momentos, não vale a pena investir numa banda larga. Se você já possui acesso à Internet durante o dia no trabalho e não tem necessidade de acessar de casa, por exemplo, não compensa gastar para ter algo que não vai usar. É como ar condicionado no inverno.

Perfil ideal : Conexão esporádica; não acessa vídeos online; não baixa arquivos grandes; não joga online; acessa basicamente e-mails, mensageiros instantâneos e busca.

Conexão ADSL (Velox, Speed, SuperVia, etc)

A conexão ADSL é uma das mais estáveis (sem entrar na questão da qualidade das operadoras), trafega pela linha telefônica sem ocupá-la. Não é como a conexão discada, pois utiliza uma outra frequência e não conta "pulsos" ou minutos de conexão. Você compra o serviço escolhendo a velocidade de tráfego.

Sabendo que uma conexão discada opera com uma velocidade de aproximadamente 56 kbps (kilobits por segundo), tome como medida ao solicitar sua conexão banda larga. Uma conexão de 2 Megas (megabits por segundo), por exemplo, chega a ser 36 vezes mais rápida que a conexão discada.

Perfil ideal : Necessidade de conexão constante; acessa vídeos e música online; costuma fazer downloads grandes e/ou jogar online; utiliza webcams para conversar online.

Internet via TV a Cabo (NetVirtua)

Também muito satisfatória, dependendo apenas da região onde você mora e da infra destinada a ela, a conexão por cabo é rápida e constante. Diferente da ADSL, você não precisa possuir uma linha telefônica para instalá-la, mas precisa das instalações de tv a cabo da sua operadora local. A vantagem é que normalmente você pode ter também telefone via tv a cabo, fazendo um combo de serviços - a desvantagem é que se cai o serviço, cai tudo, até seu telefone.

Se você já possui tv a cabo ou não possui telefone e nem tem interesse em adquirir uma linha só para ter Internet, vale a pena pesquisar essa solução. A dica é verificar com seus vizinhos se alguém já utiliza, se está satisfeito com a prestação de serviços e a cobertura do seu endereço. Se houver mais de uma prestadora apta a oferecer o serviço, consulte todas, compare preços, prazos, taxas, tudo.

Perfil ideal : Necessidade de conexão constante; acessa vídeos e música online; joga online; usa webcam; não possui linha telefônica e/ou já possui tv a cabo.

Conexão Móvel Celular

Destinada a pessoas que precisam estar conectadas 100% do tempo, estejam onde estiverem, a conexão via celular é a mais indicada. Depende apenas da cobertura da operadora de telefonia móvel (que pode te deixar na mão algumas vezes) e normalmente existem planos com acesso ilimitado.

Em alguns casos, você pode utilizá-la até em movimento (numa viagem de ônibus, por exemplo), sem perdas de velocidade ou quedas de conexão. Mais uma vez, vale a dica de verificar a cobertura da operadora e garantias de velocidade e tempo médio de conexão (uptime).

A vantagem é poder utilizar também em casa, não necessitando de uma conexão fixa de banda larga. Se seu endereço tiver cobertura 3G, melhor ainda.

Perfil ideal : Necessidade de conexão constante e móvel; usa muito a Internet; viaja muito.

Conexão Móvel Sem Fio (Wi-Fi)

Semelhante à conexão por celular, você pode utilizar tanto em casa como em outros locais, precisando apenas de um dispositivo Wi-Fi. No entanto, a cobertura dos serviços ainda é muito pequena, se concentrando em pontos de alta circulação de profissionais em trânsito, como hotéis, aeroportos e restaurantes, além de que "móvel" nesse caso não significa "em movimento". A tecnologia Wi-Fi não tem um bom suporte para pontos móveis, então, acessar durante uma viagem de ônibus pode não ser uma experiência muito agradável ;-).

Perfil ideal : Necessidade de acesso móvel secundário para tarefas rotineiras como e-mail; possui uma conexão primária; viaja muito; frequenta locais com cobertura.

Dicas Importantes

Sempre compare preços, não importa qual o modelo escolhido. Em muitas situações você vai perceber que nem sempre o mais barato é o melhor. Às vezes você paga alguns reais a mais na fatura, mas se livra de roubadas como multas contratuais e planos de fidelidade.

Cobertura de serviços e garantia de velocidade são itens importantes. Sempre exija que seu contrato seja claro com relação a esses parâmetros, incluindo multas por má prestação do serviço.

Pesquise o índice de satisfação da vizinhança. Usuários são sempre o melhor parâmetro para decidir sobre a qualidade de um produto ou serviço, além do mais importante, o atendimento.

Fonte: Blog do Manuel Neto

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics