PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

15/11/2008

O que é Blu-Ray (BD)?

Um pouco da Tecnologia do Disco Blu-Ray


Fonte: wikipédia

 

Blu-ray, também conhecido como BD (de Blu-ray Disc) é um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade.

 

É o sucessor do DVD e capaz de armazenar filmes até 1080p Full HD de até 4 horas sem perdas. Requer obviamente uma TV de alta definição (Plasma ou LCD) para exibir todo seu potencial e justificar a troca do DVD.

 

Sua capacidade varia de 25 (camada simples) a 50 (camada dupla) Gigabytes. O disco Blu-Ray faz uso de um laser de cor azul-violeta, cujo comprimento de onda é 405 nanometros, permitindo gravar mais informação num disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores (o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanometros).

 

Blu-ray obteve o seu nome a partir da cor azul do raio laser ("blue ray" em inglês significa "raio azul"). A letra "e" da palavra original "blue" foi eliminada porque, em alguns países, não se pode registrar, para um nome comercial, uma palavra comum. Este raio azul mostra um comprimento de onda curta de 405 nm e conjuntamente com outras técnicas, permite armazenar substancialmente mais dados que um DVD ou um CD. A Blu-ray Disc Association (BDA) é responsável pelos padrões e o desenvolvimento do disco Blu-ray e foi criado pela Sony e Panasonic. Disputou uma guerra de formatos com o HD-DVD e em 2008 venceu com o apoio exclusivo da Warner Bros., MGM, Fox e Columbia Pictures.

 

Guerra dos formatos

 

Blu-ray e HD DVD concorreram pela sucessão do DVD. No entanto em 19 de Fevereiro de 2008, a Toshiba comunicou a decisão de não continuar com o desenvolvimento, fabricação e comercialização do HD DVD. Segundo Atsutoshi Nishida, presidente da Toshiba, a decisão da Warner Bros em usar exclusivamente o Blu-ray foi preponderante para a tomada dessa decisão. [2] Outro fator que influenciou a vitória foi o video game PlayStation 3 que o foi Blu-ray player mais barato do mercado e vendia mais que todos os outros players de HD-DVD. A Microsoft também é apontada como responsável, pois por ser a única força financeira com condições de fazer frente ao consórcio Blu-ray não embutiu o HD-DVD como formato padrão no Xbox 360, priorizando a distribuição digital. O Blu-ray ganhou assim a guerra contra o HD DVD e é o novo sucessor do DVD. Em 2008, todos os grandes estúdios migraram para o Blu-Ray, incluindo o ex-exclusivos do HD-DVD como Universal e Paramount.
 

Há atualmente um debate se o Blu-ray irá conter a distribuição digital como futuro do formato de entretenimento. O grande diferencial do disco é não precisar de banda larga e discos rígidos de alta capacidade de armazenamento, além dos consumidores estarem habituados a discos CD e DVD. E também já há estudos para um formato sucessor como o HVD que permitirá ainda mais armazenamento possibilitando mais de 100 horas de alta definição ou 3 Terabytes de capacidade por disco.

 

A China propos um formato, CH-DVD em março de 2008 para não pagar royalities a Sony, mas já é ignorada pela industria de entretenimento por ser o país um grande polo mundial de pirataria.

 

Jogos em Blu-ray

 

Todos os jogos do PlayStation 3 são em formato Blu-ray. Alguns chegam a mais de 30 GB de tamanho, como por exemplo, Gran Turismo 5 Prologue, Metal Gear Solid 4 e Ratchet & Clank.
 

Blu-ray no Brasil

 

Pelo Blu-ray ser uma tecnologia nova pouco divulgada no Brasil, existe dificuldade em encontrar títulos no mercado, já que a variedade de títulos distribuídos oficialmente ainda é pequena.

Para ter uma variedade maior costuma-se importar. Os discos de Blu-ray, assim como tradicionalmente fazem os DVDs, permitem que se escolha legendas (e ocasionalmente dublagem) para diversas línguas. Mas são poucos os títulos comercializados no exterior que possuem legendas ou dublagem em português brasileiro. Os países da região A onde se comercializam a maioria dos títulos que incluem suporte ao português brasileiro são os EUA e Japão.

 

Títulos blu-ray com suporte para português brasileiro

 

 

Curiosidades

 

  • A letra "e" foi eliminada do nome de forma intencional para permitir o registro da marca, já que a terminação "blue ray" é usada frequentemente e não pode ser registrada.
  • O disco Blu-ray baseado em um substracto de papel é menos prejudicial ao meio ambiente e mais seguro na hora de destruí-lo que os discos tradicionais. Esta camada superfícial, a que aderem os materiais normalmente, é feita de policarbonato plástico, que é o que o Blu-ray substitui por papel. O resultado éum disco em que o papel representa 52% de seu peso total, segundo afirma Sony.
  • O novo console da Sony, PlayStation 3, tem um leitor de Blu-Ray incluido.
  • No Japão, os jogos custam cerca de 5.000 ienes, equivalente a 35 euros ou 94 reais. [3].
  • No EUA, os jogos custam, em média, 60 dólares.
  • No Brasil, os jogos custam, em média, 250 reais.
  • No Brasil, os filmes custam, em média, 70 reais.
Disco Blu-Ray
Tipo de mídia Disco óptico de alta densidade
Uso em Vídeos de alta definição
Armazenamento de dados
Codificação MPEG-2, MPEG-4 AVC (H.264), e VC-1
Capacidade 25 GB (camada simples)
50 GB (camada dupla)
Mecanismo de leitura Laser 405 nm laser, 1x@36 Mbit/s & 2x@72 Mbit/s & 4x@144 Mbit/s & 6x@216 Mbit/s[1]
Desenvolvido por Sony, Blu-ray Disc Association
Dimensões 12 cm de diâmetro
Precedido por DVD

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics