PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

15/12/2008

Vídeocurrículo como diferencial na busca de emprego!

Internautas usam vídeocurrículo como diferencial na busca de emprego

FERNANDO ANTUNES
colaboração para a Folha Online

Apesar de ainda ser pouco conhecido, o vídeocurrículo vem ganhando adeptos entre os que querem mostrar logo no primeiro contato uma forma diferente de se expressar. Especialistas em recursos humanos afirmam que a ferramenta é uma forma interessante de apresentação, principalmente para vagas em empresas que valorizam a inovação e a tecnologia.

"Sem dúvida, é um diferencial", afirma a especialista em recursos humanos e professora do curso de Administração da Universidade Ibirapuera, Teresinha Covas Lisboa.

A gerente de conteúdo do site Canal RH, Marisa Torres, diz que páginas na internet voltadas para a apresentação de vídeos, como o YouTube, impulsionaram a utilização do vídeocurrículo como uma ferramenta de contratação.

A empresa de Torres fornece desde maio do ano passado a possibilidade das informações profissionais em vídeo. Atualmente, 2.162 currículos estão cadastrados no site, sendo que apenas 22 são em formato de vídeo.

"[O vídeocurrículo] ainda é muito novo e ainda tem uma resistência natural, pois o vídeo é mais conhecido como entretenimento", explica. Para ela, a vantagem do vídeocurrículo é que o selecionador já tem uma primeira impressão da pessoa sem precisar marcar uma entrevista.

Simples

As apresentações não precisam contar com grandes produções e podem ser feitas em câmeras de vídeos, fotográficas ou até por celulares. "O modelo é caseiro. O selecionador vai entender que não é uma coisa profissional."

Ela não recomenda que sejam enviados arquivos de vídeos muito pesados por e-mail para não travar a caixa de mensagem do selecionador. Uma alternativa é hospedar o vídeo em algum site, como o YouTube, e enviar o link no próprio currículo convencional.

Na hora de gravar o vídeo, a professora recomenda ao candidato o mesmo caminho traçado em um currículo comum: ser objetivo, destacando os últimos empregos e as especializações, sempre considerando o cargo para o qual pretende concorrer.

"Demonstrar as habilidades e competências para a função almejada, sem excessos, é sempre uma boa tratativa. Evite usar muitos adjetivos, a prolixidade e cuidado com a falta de informações sobre os cargos anteriormente ocupados. Isso pode denotar que você quer ocultar algum aspecto", explica.

"BROADCAST YOURSELF"

1 comentários:

Francisco Amado disse...

Demora para o pessoal acordar.

A internet ainda é muito usada apenas para diversão, a maioria não percebeu o poder da web.

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics