PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

22/03/2009

Formatar o HD frequentemente pode danificá-lo?

Formatar o HD frequentemente pode estragar o dispositivo?

Fernando Petracioli, repórter da PC WORLD
20-03-2009
Reportagem feita a partir de dúvida de leitor; saiba mais
 

HD_Format_150Um leitor quer saber se formatar o HD muito frequentemente pode danificar seu disco. Não sabemos se esse pensamento está se tornando uma crença generalizada, mas em todo caso, vamos fazer nossa parte para desconstruir esse possível mito.

 

O fato é que não ocorre nenhum tipo de consumo ou desgaste físico do disco rígido durante o processo de formatação. De acordo com Júlio Rim, gerente de produtos da Samsung, "o único caso em que um HD pode estragar é quando há impacto físico na mídia", garante.

 

E, na verdade, sequer existe contato entre a cabeça de leitura do HD e a mídia (ou prato), ao contrário do que se possa pensar.

Quando um disco rígido é ligado e começa a funcionar, a cabeça leitora sai do local em que fica estacionada e se desloca para uma posição sobre os pratos. O disco começa a girar, de maneira que se forma um colchão de ar entre a mídia e a cabeça de leitura/gravação por causa desse movimento de rotação.

 

Assim, sempre haverá uma distância, ainda que minúscula, entre esses dois componentes do dispositivo – menor do que a espessura de um fio de cabelo, de acordo com Carlos Velasco, engenheiro de aplicações da Seagate.

 

Para dimensionar melhor o quanto significa essa distância mínima, Júlio Rim faz uma analogia interessante. Segundo ele, esse espaço seria o equivalente à situação de um avião boeing 747 voando em sua máxima velocidade a apenas 30 metros do solo.

 

Apesar de não haver contato físico entre a cabeça de leitura e o prato, todo esse trabalho de formatação funciona, pois é formado um campo eletromagnético que viabiliza esse processo. O cabeçote é um eletro-ímã que gera um campo que 'arruma' os bits nos pratos do HD.
 

A propósito, todo este funcionamento eletromagnético e mecânico trabalha da mesmíssima maneira quando se grava dados no disco ou simplesmente quando o HD é lido – o que acontece o tempo todo. Assim, presumir que a formatação pudesse prejudicar o HD seria o mesmo que achar que a simples leitura de um disco rígido também estragasse o dispositivo.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics