PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

21/03/2010

A Arte e a Criatividade

artes

O que é a arte?

Sua conceituação é bastante subjetiva, ampla e diversificada, tanto nas enciclopédias e dicionários quanto em nosso entendimento.

Geralmente é entendida como sendo “a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, realizada por artistas a partir de percepções, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esses estados de consciência em um ou mais espectadores, dando um significado único e diferente para cada obra de arte”.

Relacionamos a seguir alguns significados de arte encontrados nos dicionários mais consultados:

Arte: “... maneira de fazer uma coisa segundo as regras.” Exemplos: arte militar; arte dramática; arte da oratória, arte musical; “... modo pelo qual se obtém êxito.” Exemplos: arte de agradar, de comover, de incentivar, de intuir para o civismo, para a reflexão, para a religiosidade; “... criação de objetos ou de organizações específicas, destinadas a produzir, no ser humano, um estado particular de sensibilidade mais ou menos ligado ao prazer estético.” Exemplos: arte da pintura, arte da poesia...

Até mesmo a travessura ou traquinagem, da criança, assim como a habilidade culinária, costuma-se considerar como arte.

O amplo conhecimento da arte, o seu histórico, o seu valor, as suas especificações, os seus fundamentos, merece um estudo sério e aprofundado, o que é culturalmente compensador.

Dentre os elementos que alicerçam a expressão artística, e que são passíveis de incentivo e desenvolvimento educacional, podemos citar: a estética e a criatividade.

A estética, diz respeito ao sentimento, ao interesse, ao gosto, e à percepção do belo.

A criatividade é a faculdade, a capacidade, a habilidade imaginativa de inventar, de produzir, de despertar, de irradiar, coisas novas.

Não apenas com relação à expressão artística; mas, também, com relação a inúmeras atividades humanas tais como o trabalho, o esporte, o marketing, etc. a criatividade constitui fator de grande importância e, por isso, seu incentivo e desenvolvimento devem estar presentes em todos os processos educativos de ensino e aprendizagem.

Luiz Gonzaga S.Ferreira - 21/03

Fonte: Escola da Vida




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics