PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

11/07/2010

Esmolas, dar ou não dar? Qual é a sua opinião?

esmolas

ESMOLAS - DAR OU NÃO DAR?

Campanhas, anúncios, faixas e publicações recomendam: - “Não dê esmolas.”

É bem verdade que, apesar das propaladas medidas e programas governamentais e sociais de combate à fome e à desigualdade social, o número de pedintes continua crescendo de forma desordenada, comprometendo a ordem social e preocupando a administração pública.

Sabemos também das inconvenientes consequências morais que a esmola fácil acarreta a seus beneficiados: maus hábitos, falsidades e comodismos.

O hábito de esmolar deprime quem pede, e desobriga quem dá. É mais fácil contentar o pedinte com alguns trocados, ou um pedaço de pão, que tentar resolver o problema de suas necessidades.

A esmola recebe diversos nomes dados pelos habituais pedintes: - um trocadinho, uma ajuda, um favorzinho, uma mãozinha, um apoio... O mesmo acontece com a diversidade de justificativas que são apresentadas: - comprar um pãozinho, um remédio, um botijão de gás; pagar a conta da água... Etc. etc. etc.

Diante da situação ficamos indecisos e descontentes: dando a esmola nos sentimos culpados pelas possíveis consequências negativas; negando a esmola ficamos arrependidos pela falta de caridade.

Algumas sugestões:

*Ter em conta que a virtude da caridade vai muito além do hábito de dar esmolas -dar atenção, orientar, encaminhar, resolver pequenos problemas, suprir carências imediatas, educar...

*Evitar que a doação indiscriminada de esmolas, para os mesmos pedintes, propicie o vício de esmolar...

*Procurar conhecer as instituições locais e próximas de assistência social; procurar identificar e conhecer os verdadeiros carentes e as suas reais carências; procurar tratar a todos com igual solicitude, mesmo no caso de ser negada a esmola por justa causa.

*Prevenir-se dos inconvenientes e riscos de atendimento fora dos horários adequados e em situação desaconselhável.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - 11/07/2010

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics