PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

02/08/2010

O despertar para a Vida

despertarpara

Despertar para a Vida

O verbo despertar tem várias conotações: despertar do sono, da inércia, do torpor, do desânimo, da rotina, da apatia, do comodismo, do desgosto pela vida...

A mais empregada é a do despertar do sono, que ocorre em geral pela manhã - o despertar para o dia, para o trabalho, para ir à escola, ou para qualquer outro afazer.

Nem sempre o despertar do sono é prazeroso e animador. Para suavizar os pequenos transtornos, recorremos aos recursos de que dispomos: o espreguiçar, um cafezinho...

Já nos demais sentidos o despertar precisa de diversificados recursos pessoais tais como: conscientização, incentivo, motivação, esforço, persistência e até mesmo algum tratamento especial.

O despertar para a vida é mais complexo e significativo e, portanto, merece melhor consideração.

Na verdade vivemos, convivemos e participamos da vida, mas pouco ou quase nada sabemos do seu verdadeiro sentido. Convém, pois, despertar para a vida. Por que vivemos? Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? O que estamos fazendo aqui? (1)

Antes de mais nada convém uma advertência: ao invés de ficar pensando na vida, remoendo o passado e conjeturando o futuro, preocupando-nos com os problemas e dificuldades que a vida nos apresenta, e reclamando de tudo, o melhor é conhecê-la com mais propriedade, compreendê-la bem, ver e admirar seus encantos, usufruir das suas dádivas e, ambientar-se com ela.

A Filosofia, e a Ciência, aliadas às faculdades naturais de que dispomos: inteligência, sentimento, vontade, livrearbítrio, sociabilidade, religiosidade, muito contribuem para o nosso despertar para a vida. (2)

Uma vez despertados para a vida cabe-nos vivenciar da maneira mais proveitosa digna e feliz a nossa existência, de acordo com as nossas necessidades e predileções: o trabalho remunerado, o trabalho voluntário, o convívio familiar, o convívio com amigos e colegas, as viagens e os passeios, os compromissos pessoais, sociais e religiosos, os hobbies e os entretenimentos pueris...

Convém lembrar que a ociosidade e o isolamento, a falta de iniciativas e o receio de desafios, concorrem ocultamente para impedir o despertar para a vida. Um pouco de ousadia, de indiscrição, de fantasias e dos comedidos prazeres da vida não fazem mal a ninguém... E como alegram a vida!

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics