PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

03/09/2010

Como conseguir maior autonomia e durabilidade da bateria do seu Notebook

 

artigo_ergonomia_notebook_21

Gerenciando o uso da bateria.

Cansado de ficar na mão com a bateria do seu Notebook? Então, talvez seja porque você não está usando-a adequadamente. Parou para pensar nisto?

Neste artigo vamos mostrar um software gratuito que otimiza a utilização e o desempenho da bateria de computadores móveis.

O BatteryCare permite a monitoração total da bateria, como a necessidade de uma descarga total (30% da capacidade) para calibração, tempo restante, nível de desgaste, capacidade, consumo, temperaturas entre outras funcionalidades.

O software, segundo o fabricante, é leve e não interfere na performance do sistema.

Veja abaixo todas as funcionalidades do freeware:

Funcionalidades

  • Monitorização das descargas da bateria: O algoritmo avançado permite contabilizar com rigor quando é feito um ciclo de descarga completo.

    Quando é atingido o número configurado de ciclos de descarga, surge a notificação para a necessidade fazer uma descarga total.

  • Informação completa da bateria: Calcula de forma indutiva o tempo restante estimado em portáteis que se limitam a apresentar a percentagem de bateria.

    Mostra toda a informação detalhada sobre a mesma tal como nível de desgaste, capacidades, consumo, fabricante, etc.

  • Leitura da temperatura do CPU e do disco rígido: O BatteryCare monitoriza constantemente a temperatura do processador (CPU) e do disco rígido (HDD)

  • Comutação automática dos planos de energia: Consoante o estado de alimentação do computador, o BatteryCare permite selecionar automaticamente o plano de energia que preferir.

  • Controlo sobre Windows Aero e Serviços exigentes: Permite desativar automaticamente, durante a utilização da bateria, o tema acelerado graficamente e/ou serviços exigentes que contribuem para uma menor autonomia (apenas em Windows Vista ou superior) Assim que esteja ligado à corrente o tema e os serviços são repostos

  • Informação na área de notificação: Disponibiliza um popup compacto contendo a informação essencial para monitorizar rapidamente o estado da bateria, carga atual, tempo restante, temperaturas e plano de energia cativo.

  • Atualizações automáticas: Não existe a preocupação em fazer downloads de novas instalações, pois o programa atualiza-se automaticamente.

  • Leve e imperceptível no sistema: Dada a preocupação com a otimização do uso da bateria, o BatteryCare não interfere na performance do sistema pois apenas usa menos de 0,1% do Processador e Memória.

 Utilizando o BatteryCare

Buddy_thumb[3]

 

Acesse o site: http://batterycare.net

 

Clique no botão [Download] para baixar o programa. Descompacte o arquivo .zip e instale no seu Notebook.

image

Obs.: O software é bastante confiável e foi testado pela revista Info Abril.

Após instalado o programa fica residente na máquina fazendo a coleta de dados para as notificações e alertas quando necessários. Ao ligar o seu notebook o software é inicializado automaticamente.

Para ver o status atual do seu notebook, posicione o mouse sobre o ícone do BatteryCare.

a) Notebook ligado na corrente elétrica

image

b) Notebook desligado da corrente elétrica

image

Observe que nesta configuração o ícone muda, mostrando a % de carga e o tempo de bateria restante.

O status mostra a porcentagem da carga da bateria, tempo restante, opções de energia, plano de energia e temperaturas da CPU e do HD.

Observação: Se o ícone não estiver aparente, mude a configuração para [Mostrar ícone e notificações].

image

Para ver todas informações e configurar o programa conforme suas preferências, de um duplo clique sobre o ícone ou clique com o botão direito e selecione [Mostrar]

image

a) Notebook ligado na corrente elétrica 

image

b) Notebook desligado da corrente elétrica

image

Nesta aba [Informação Básica], também é possível ver o progresso dos ciclos de descarga (a cada 30 ciclos deve ser feito uma calibração dos sensores) e as temperaturas da CPU e do HD.

Obs.: Para saber como fazer a calibração e conhecer mais sobre ciclos de descarga clique no link: http://batterycare.net/guia.html

Para ver outras informações, clique na aba [Informação Detalhada].

image

Para configurar o aplicativo de acordo com suas preferências, clique em [Opções].

Nas guias [Gerais], [Notificações], [Planos de Energia] e [Avançadas] é possível configurar todo o monitoramento, notificações e otimizações da bateria do seu notebook.

image

Opinião

Como pudemos ler no artigo, o BatteryCare não pode faltar no seu Notebook, pois além de informar dados importantes como o tempo restante de carga, temperaturas da CPU e do HD, % de desgaste, entre muitos outros,  ele também otimiza a utilização do notebook, desativando componentes que consomem muita energia quando em bateria.

Com o BatteryCare será bem mais difícil você ficar na mão, pois poderá fazer um planejamento melhor do uso da sua bateria além de conseguir ganhos na sua autonomia.

Mantendo-se todas as precauções indicadas no software é possível também aumentar a longevidade (vida útil) da bateria, que custa bem caro.

Como diz o fabricante, o programa realmente não afeta o desempenho do sistema e usa pouca memória. Pode instalar que vale a pena!

Obs.: Os caras do software pedem alguma doação (opcional). Se achou o programa útil  e que está te ajudando muito, não custa nada mandar uma graninha para incentivar o pessoal.

Clique no botão direito do mouse sobre o ícone e selecione [Fazer Donativo].

image

Veja também: Como usar a bateria do seu notebook de forma mais eficiente



0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics