PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

28/10/2010

Porque mudar o tamplate do seu blog?

manutencao3Quando e porque devo mudar o layout?

Todo blogueiro, ou pelo menos a maioria, sempre acha que o template do seu blog nunca está perfeito. Isto é ótimo, porque o blog é uma ferramenta que deve expressar mudança e evolução constante, assim como acontece naturalmente com a  internet .

Quando configuramos um novo template achamos que ele ficou muito bom, mas logo temos a sensação que ele já ficou defasado e um pouco sem graça. Ao mesmo tempo, criamos uma identidade com ele de tal forma, que pensar em mudá-lo nos dá uma sensação de culpa e de perda. E então, porque devemos mudá-lo?

1- Um template deve ser mudado periodicamente para que acompanhe as tendências e inovações da rede digital. Mas expressar o novo não significa  trocar o modelo do seu blog toda semana ou todo mês. Pelo contrário, mudá-lo várias vezes em curtos períodos podem gerar uma idéia de apelo e descrédito. Antes da mudança radical, existem vários recursos que devem ser utilizados, como novos widgets, hacks, personalização, imagens, cores, vídeos, etc. Se tudo estiver certo, recomenda-se mudar um template a cada dois anos.

2- Layout confuso, tipografia ruim (letras muito pequenas ou desproporcionais) ou quando o tema do template não tem nada a haver com o conteúdo que você escreve, não perca tempo. É hora de você rever o modelo do seu blog imediatamente…

3- Quando o blog está lento para carregar, cheio de widgets, hacks  e firulas bonitinhas mas desnecessárias, pense em optar por um novo layout mais simples e funcional.

4- Um blog deve rodar bem em todos os principais navegadores da internet. Instale os principais browsers na sua máquina e faça um teste. Lembre-se, por incrível que pareça, muitos usuários ainda possuem o internet explorer 6.0 (credo). Portanto, não adianta você ter o template mais lindo do mundo, mas que roda só no Firefox, por exemplo. O ideal é que seu blog rode em todos os navegadores, e em todas as versões mais recentes…

5- Muitas vezes a intuição vale muito mais do que regras. Então, siga a sua intuição e saberá o momento certo da mudança. O blog, além de possibilitar um espaço para você apresentar as suas idéias e sentimentos, também tem um pouco de arte nele. O template é a parte decorativa e funcional de todo conteúdo do seu blog, portanto a escolha exigirá muita intuição, trabalho e bom senso…

Cuidados para mudar o template

Se você realmente achou que é o momento certo para uma alteração radical do seu blog, então é muito importante tomar alguns cuidados para fazer alterações no layout, pois afinal, o seu blog está no ar e você tem certas responsabilidades com os seus leitores. Para evitar desastres e dores de cabeça, recomendo a seguir:

1- Crie um novo blog na mesma plataforma do seu, como um blog de teste. Instale o novo layout nele e teste todas as possibilidades. Faça tudo com tempo e com calma. Só instale o novo template no seu blog original quando tudo estiver 100% correto e garantido. (Se você estiver usando a tecnologia blogger, e não sabe instalar um novo template, siga as instruções do Dicas Blogger de como fazer isto: Como trocar o template do Blogger)

2- A parte mais complicada na hora de mudar o template é a escolha certa. Além dos modelos disponíveis no blogger ou wordpress, existem dezenas de sites que dispõe templates gratuitos. Se optar por algo mais profissional, contrate um web designer ou uma empresa especializada.

3- Após escolher a nova cara do seu blog verifique com cuidado (use o blog de teste):

  • O design do novo template está adequado para aquilo que você escreve? Evite designs diferentes do conteúdo principal do seu blog. Se você escreve sobre tecnologia e informática, não cai muito bem, ilustrações com peixes ou com pranchas de surf, por exemplo.

  • O novo template segue a identidade do modelo anterior? O novo layout deve demonstrar continuidade aos seus leitores. Portanto evite choque de conceitos, como passar de cores predominantes em azul para vermelho, por exemplo.

  • O novo template permite dar destaque ao conteúdo? Quando o layout fica mais evidenciado do que aquilo que você quer mostrar, desista dele.

  • O configuração do corpo do blog (onde vai aparecer o conteúdo) está adequado para os seus artigos? Lembre-se, quando você mudar o seu template, possivelmente já tem centenas de artigos publicados, que serão ajustados a partir do novo layout. Verifique como ficará os títulos, espaços entre parágrafos, fontes e cores, evitando-se assim decepções futuras. (a não ser que você tenha conhecimento em programação suficiente para criar a sua própria tipografia personalizada). Publique alguns artigos no seu blog de teste para verificar isto.

  • O novo template roda com bom desempenho na maioria dos navegadores? Um dos maiores motivos para perda de visitantes em um blog é o tempo que demora para carregar e a quebra de layout (o layout fica desorganizado, dependendo do navegador).

  • A complexidade do novo template está adequada aos seus conhecimentos? Escolha templates expressivos, mas com estrutura  simples. Templates com grau de complexidade elevados (onde quase tudo tem de ser feito através de códigos de programação, como menus e apresentações de slides) podem gerar dores de cabeça futuras, e demandar muito tempo para a configuração.

  • O design do novo template se aproxima daquilo que você imaginava? As vezes vemos o “demo” de um template e achamos maravilhoso. Quando instalamos no nosso blog achamos que ele não ficou bem… Neste caso procure outras opções.

4- Definido o template agora é a hora da customização. No seu blog de teste ainda, coloque tudo que você desejar nele. Hacks de “artigos relacionados”, botões de compartilhamento, ícones, listas, etc… (isto é claro, dependendo da sua experiência e conhecimento). Cole todos os widgets (ou gadgets, termo usado no blogger) no sidebar que você desejar manter no seu novo template. Em resumo, monte o seu blog de teste do jeito que você deseja ter o seu blog original.

5- Tudo certo, lindo e maravilhoso? Então agora teste tudo. Rode o seu blog de teste em vários navegadores. Teste tudo, links, botões, banners de publicidade… TUDO!

6- IMPORTANTE: Faça o backup do seu blog original, tanto dos posts como do template. Isto é extremamente importante, pois se algo sair errado, você tem tudo aí na sua máquina, e é só recuperar.  Se você utiliza o blogger, aí vão dois artigos do Dicas Blogger que vão ensinar como fazer isto:

7- Pronto. Agora você está preparado para fazer a alteração no blog original. Vá até o seu blog de teste e exporte o arquivo .xml (já customizado) do novo template. Se estiver usando o blogger, é só baixar o “modelo completo” do blog de teste.

imagebaixe o modelo completo do blog de teste (novo template já customizado)

8- Agora é só instalar o novo template (já customizado, que você baixou para o seu PC), transferindo-o para o seu blog original. Se estiver utilizando a plataforma blogger, siga as instruções do Dicas Blogger de como fazer isto:

9- Instalado o novo template no blog original, você ainda terá muito trabalho. Rode o blog e verá que muita coisa ainda está fora do lugar. Não se desespere! Agora é a hora dos ajustes finais. Com base no seu blog de teste, corrija tudo até que fique do jeito que você havia definido anteriormente. Tudo está lá, no seu blog de teste.

10- Se algo saiu muito errado, lembre-se que você tem o backup do seu template anterior, então recupere-o. Veja como fazer isto no Dicas Blogger:

Considerações finais

Você talvez esteja pensando, porque este cara perdeu tempo escrevendo isto, não é?

Então meus amigos, acredito que todas as experiências nesta área devem ficar registradas, e que no futuro não precisaremos “descobrir a roda” novamente.

No meu caso, tive um problema com o template anterior. Não sei ainda qual o motivo, mas o Visual Dicas não abria em alguns navegadores. Fiquei desesperado. Fui de cara alterar o template sem criar um blog de teste antes. Foi um desastre…

Depois de algumas cabeçadas e algumas pesquisas, aprendi o caminho, graças ao Dicas Blogger. Aliás, este super blog deve ser como um “livro de cabeceira” para nós blogueiros que utilizamos o Blogger. Tem tudo lá…

Para ilustrar, veja como era o template antes..

image

E abaixo o novo template..

image

1 comentários:

Anônimo disse...

Boas dicas Ângelo, boa sorte aí com seu blog.

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics