PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

11/11/2010

Por que a memória flash vai substituir o disco rígido?

ssd

Memória Flash e SSD

Memória Flash, para quem não sabe, é um tipo de memória semelhante a memória RAM, porém não volátil, ou seja, é capaz de preservar os dados armazenados por um longo tempo sem a presença de corrente elétrica. Esse fato a tornou dominante no mercado de dispositivos portáteis, tais como pendrives, cartões de memória, MP3 players, iPods, iPads,  celulares, SSDs e assim por diante. (leia mais na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3ria_flash).

flash NOR

Chips de memória Flash NOR de acesso serial, como os usados para
gravar o BIOS em placas-mãe atuais

pendrive (memória flash) - Visual Dicas

Pendrive, que utiliza memória flash

micro SD - Visual Dicas

Cartão de Memória SD, que utiliza memória flash

SSD (solid-state drive), ou Unidade de Estado Sólido, é um tipo de dispositivo sem partes móveis para armazenamento não volátil de dados digitais. Tipicamente, são construídos em torno de um circuito integrado semicondutor, o qual é responsável pelo armazenamento, diferentemente, portanto, dos sistemas magnéticos (como os HDs e fitas LTO) ou óticos (discos como CDs e DVDs). Os dispositivos mais modernos usam memória flash (estilo cartão de memória SD de câmeras digitais).

Flash SSD - Visual Dicas

Portanto, o SSD tem a mesma função do HD,  mas utiliza chips de memória Flash no lugar de discos magnéticos. Eles são projetados para substituírem diretamente o HD, sendo conectados a uma porta SATA ou IDE.

HDD x SSD

 Quais são as vantagens de utilizar o SSD em computadores?

  • Maior velocidade de armazenamento e leitura (tempo de acesso mínimo);

  • Aumento de desempenho geral da máquina (acima de 40%);

  • Maior confiabilidade de armazenamento (por não ter componentes mecânicos quase não existem falhas);

  • Consumo de energia bem menor;

  • Totalmente silencioso;

  • Alta resistência ao impacto (ótimo para componentes móveis);

  • Alta resistência ao calor;

  • Maior velocidade de transferência de dados;

  • Menor tempo de boot (tempo para iniciar a máquina);

  • Muito mais compacto (com espessura bem mais reduzida, o que favorece  notebooks ultra portáteis);

Então, porque o SSD ainda é tão pouco utilizado?

Custo. Esta é a única desvantagem em relação aos HDs convencionais. Entretanto, uma desvantagem fatal para os padrões atuais de mercado. Para vocês terem uma idéia um HD convencional custa em torno U$ 0,20 por Gbyte enquanto que um SSD pode ultrapassar U$ 2,00 por Gbyte. Para quem precisa de muita memória esta diferença pode ser gigantesca…

Como toda tecnologia, o preço deve cair naturalmente com o passar do tempo, mas isso será gradual acompanhado com a queda também no custo por Gbyte do HD convencional, até que este seja substituído totalmente.

Uma das saídas para isto atualmente, é a opção do HD híbrido, que possui disco magnético convencional e memória cache em SSD. Como exemplo, temos o HD Segate Momentus XT, desenvolvido para notebooks. Ele tem um disco magnético de 500 Gb e uma memória cache SSD de 4 Gb, que armazena os arquivos mais utilizados. Esta tecnologia acelera de forma significativa as operações do sistema sem onerar demais o preço do componente…

seagate-momentus-xt-hybrid

Optar por um SSD hoje significa priorizar outros parâmetros, como desempenho, segurança e portabilidade. Para empresas, este investimento pode ser justificado como maior produtividade e menor tempo de manutenção.

Quanto a portabilidade, o uso do SSD permite reduzir consideravelmente as dimensões de um notebook. É o que acontece com os novos modelos da Apple, o MacBook Air, que utilizam memória flash, considerados os notebooks mais finos do mercado…

macbook-air-light Nova versão do MacBook Air, notebook da Apple com armazenamento em memória flash

lightbulb_48

Dica: Um HDD convencional muitas vezes age como um gargalo, limitando o desempenho do sistema. Portanto, pode ser muito mais útil você substituir o HD por um SSD, do que atualizar o processador ou acrescentar mais memória RAM no seu PC. Mas isso é claro, se você puder disponibilizar muita grana nele…

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics