PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

18/01/2011

Aprenda a criar a sua própria Wikipédia

wiki

Crie a sua própria Wikipédia

Todo mundo, ou pelo menos a maioria dos apaixonados por informática, sonham em criar um portal no mesmo estilo da Wikipédia. Agora, qualquer pessoa poderá criar a sua própria Wikipédia sem precisar ter um servidor para hospedagem, pois o site Wikia, da Wikimedia Foundation, hospeda gratuitamente os seus projetos colaborativos, desde que se respeite as regras de utilização e de criação, ou seja, apenas serão aceitos projetos baseados em conteúdo livre de direitos autorais.

A Wikia é um lugar ótimo para conhecer outras pessoas e colaborar com elas em assuntos de que goste. Não precisa de ser um perito técnico para se envolver. As ferramentas da Wikia tornam fácil a adição de texto, de imagens e muito mais. Mas lembre-se, tudo que é escrito na Wikia é público, e portanto, livre de direitos autorais.

Criando a sua Wikipédia

Buddy

 

Acesse o site: http://www.wikia.com

 

Primeiro altere o idioma para a sua língua. Para o Português clique em [Languages] e selecione [More languages].

image Depois clique em [Other languages] e selecione [Brasilian Portuguese (Português do Brasil)] ou [Portuguese (Português)]image

Pronto, você agora está na página central da comunidade brasileira. Aqui, você poderá criar qualquer tipo de artigo ou criar o seu próprio portal (Wiki).

image

Atenção: O Wikia oferece hospedagem gratuita para projetos colaborativos baseados em conteúdo livre de direitos autorais. Qualquer um pode criar uma nova Wiki, desde que respeite as regras de utilização e as regras de criação. NÃO ENVIE TRABALHOS PROTEGIDOS POR DIREITOS AUTORAIS SEM A DEVIDA PERMISSÃO!

1 - Criando a sua WIKI

Criando uma nova conta Wikia

Na página central, clique no botão [Criar um wiki]. Preencha todos os campos obrigatórios e clique no botão [Crie uma nova wiki].

image

Usando a sua conta do Facebook

Observação: Se você tem uma conta no Facebook, poderá utiliza-la para acessar a Wikia. Clique no botão [F Conect] no menu superior. Depois, na janela Solicitação de permissão, clique no botão [Permitir].

image Coloque o seu e-mail de contato, idioma e clique em [Create account].

image

Preencha todos os campos. Observe que o campo Web adress será o endereço da sua Wiki, portanto capriche no nome. Depois de tudo preenchido, clique no botão [Crie uma nova wiki]. Antes, não esqueça de verificar o idioma…

image

No nosso exemplo, criamos o DikasWiki, com o endereço da Web:

http://pt-br.visualdicas.wikia.com  (visite) <<<

image

2- Montando sua Wiki

Clique no link da sua wiki que foi criada. Clique em [Main Page] para criar um tópico na página principal.

image Esta página servirá para você dar boas vindas aos seus leitores e explicar sobre o que se trata o tópico. Escreva o quanto quiser! Sua descrição pode conter links para todas as páginas importantes do seu portal, site ou blog. Para editá-la, clique em [Edit].

imageUtilizando o editor de textos, acrescente as informações que desejar na página principal. Depois, verifique como ficará em [Preview], e se tudo correto, clique no botão [Save Page].

Obs.: O editor de textos é um pouco diferente, tipo BBcode. Teste todos os comandos para aprender utilizá-los.

image

Crie uma ou duas páginas, apenas para começar. Lembre-se que uma Wikipédia é um portal informativo e colaborativo  a longuíssimo prazo, como um blog. Um wiki é formado por artigos adicionados e modificados aos poucos. Para começar, planeje a sua wiki escrevendo um artigo por semana, por exemplo.

Para criar uma nova página, clique em [Add Page].

image

Depois de escrever o artigo na nova página, clique em  [Add Category], para criar uma categoria específica cada grupo de artigos. No nosso exemplo, definirei como “Dicas par Blogger”. Depois, clique no botão [Save page].

image Veja como ficou a nova página do WikiDikas. Se desejar poderá acrescentar fotos de destaques, clicando no botão [Add a Photo].

image

Acesse o link de origem, que no nosso exemplo é: http://pt-br.visualdicas.wikia.com 

Observe que as categorias criadas aparecerão na barra superior. Daí, basta selecionar o artigo adicionado, que no nosso exemplo foi “Como colocar uma lista de vídeos do Youtube no seu blog”…

image

ou na página principal, onde teremos o total de páginas e as categorias…

image

3- Alterando o layout

Na barra de ferramentas inferior, selecione [My Tools]. Clique em [Theme designer].

image

Escolha o tema que desejar, basta clicar sobre a imagem… Você também poderá personalizar o layout em [Customize] e [Wordmark]. Depois de tudo definido, clique no botão [Save, I’m done].

image

Pronto, já foi dado o pontapé inicial. Agora você deverá ir colocando os seus artigos aos poucos e montando a sua Wikipédia. Com o tempo, você irá descobrindo novos recursos que irão enriquecer o conteúdo, navegação e o visual do seu portal. Mas nunca se esqueça que o Wikia, diferentemente de um blog, é composto de conteúdo livre de direitos autorais, onde seus leitores poderão adicionar, modificar ou utilizar seus artigos onde e como desejarem…

Por outro lado, a grande vantagem do Wikia é o formato colaborativo, onde seus leitores poderão acrescentar conteúdo com qualidade, fazendo do seu portal uma importante fonte de informação na internet.

E como diz o criador do Wikia, “há muita coisa a ser feita, mas não se preocupe, hoje é apenas o seu primeiro dia e você ainda tem tempo de sobra. Toda wiki começa do mesmo jeito, com um pouco de cada vez, começando com poucas páginas até crescer e se transformar num enorme e ocupado site.”

Bom trabalho!

Em breve o Visual Dicas publicará novos posts com relação aos recursos mais avançados e ao funcionamento dinâmico do Wikia.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics