PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

04/02/2011

Como viver bem…

casaldeanciaos

Como viver bem!

Dispomos de recursos naturais e humanos para viver, sobreviver e conviver.

Viver bem depende muito de cada um de nós: de nosso conceito de “bem viver”; de nossa natureza pessoal; de nossas experiências de vida, de nossos conhecimentos, de nossas expectativas... Depende, pois, de nossa formação educacional.

O poder aquisitivo, a boa saúde, o conhecimento, a habilidade em resolver problemas, o emprego seguro..., por si sós não garantem um bem viver, muito embora ajudem bastante.

A formação educacional, promovida pela família, pela escola, pela sociedade, pelas instituições religiosas, deve ser estruturada em quatro alicerces: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser.

Aprender a conhecer facilita o aumento dos conhecimentos, permite compreender o mundo, favorece o desenvolvimento da curiosidade intelectual, estimula o senso crítico e permite compreender o real, mediante a aquisição da autonomia na capacidade de discernir.

Aprender a fazer promove o desenvolvimento de habilidades e o estímulo ao surgimento de novas aptidões, e criam condições necessárias para o enfrentamento das novas situações.

Aprender a viver junto com outros, e colaborando com todos, vai desenvolvendo a percepção das interdependências de modo a permitir a realização de projetos comuns ou a gestão inteligente dos conflitos inevitáveis.

Aprender a ser supõe a preparação do indivíduo para elaborar pensamentos autônomos e críticos e para formular os seus próprios juízos de valor, de modo a poder decidir por si mesmo, frente às diferentes circunstâncias da vida. Supõe ainda desenvolver a liberdade de pensamento, discernimento, sentimento e imaginação para equilibrar e harmonizar lembranças, imaginações, sentimentos e emoções.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - 30/01/2011

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics