PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

20/03/2011

A importância do Discernimento

discernimento

A importância do discernimento

O “discernimento” é o ato ou faculdade de discernir, isto é, distinguir uma coisa de outra: cores, formas, tamanhos, sabores, aromas, texturas, significados, pensamentos, ideias, proposições, etc.

Consiste também na capacidade de julgar as coisas de maneira clara e sensata, com critério e juízo.

Em se tratando de coisas materiais o discernimento depende de nossa acuidade sensorial; em se tratando, porém, de situações e fatos subjetivos, depende da agudeza mental, do raciocínio, da versatilidade de conhecimentos, e da flexibilidade de pontos de vista.

É considerável a importância do discernimento quando se pretende analisar situações, tomar decisões e fazer julgamentos corretos. Muitos dos nossos desacertos e consequentes arrependimentos decorrem da precipitação, da imprevidência, e da falta ou falha no discernimento.

Tal consideração deveria ser levada em conta quando se propõe reformular currículos e programas de formação educacional: Por que não se preocupar com o desenvolvimento da capacidade de discernir nos procedimentos formais voltados para a formação educacional nas escolas? Por que não equacionar o problema da falta de discernimento entre os responsáveis pelas decisões políticas e sociais?

Com um pouco de atenção podemos notar a nossa dificuldade de discernimento para tomar decisões, em casa, no trabalho, e em diversas situações sociais.

O aprimoramento da faculdade de discernir o certo  do errado, o bem  do mal, o bom do melhor, o mais do menos conveniente, etc. facilita e qualifica as decisões e providências.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 13/03/2011

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics