PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

29/03/2011

O alcance da gratidão

gratidao

O Alcance da Gratidão!

A gratidão é uma das nossas maiores virtudes, não apenas pelo seu significado de reconhecimento e consideração, o que já denota uma boa formação educacional, mas principalmente pelo seu alcance em termos de inter-relacionamento e solidariedade.

A sua expressiva e sincera manifestação, por palavras gestos e atitudes, significa para o digno merecedor, eflúvios de satisfação pessoal e sentimentos estimuladores. É fermento que faz crescer o bolo da solidariedade; é incentivo para que se multipliquem os bons serviços e favores prestados.

A gratidão oculta permanece no âmbito do sentimento de quem se sente grato não repercutindo diretamente no seu merecedor. Geralmente decorre do comodismo, da negligência ou da falta de consideração.

É bem verdade que o praticante do bem não deve ficar esperando recompensas e manifestações, uma vez que a boa intenção e a bondade espontâneas já trazem consigo o conforto íntimo do bem praticado.

É verdade também que a gratidão, quando manifestada, confere o conforto moral e o bem estar, reciprocamente, aos que agradecem e aos que a merecem.

Daí a necessidade de proclamar a importância da gratidão e o seu alcance espiritual, bem como de incluir o assunto nos programas educacionais,

Há no mundo muitas pessoas reconhecidas, mas são poucas as que cultivam e sabem demonstrar a gratidão.

A demonstração exagerada e bajuladora da gratidão pode provocar a vaidade e a presunção.

A ingratidão demonstra, descaso e falta de consideração sendo, por isso, uma imperfeição a ser considerada.

Para o cultivo dos sentimentos, das atitudes, dos gestos nobres de gratidão, é preciso afastar de nós a indiferença, os preconceitos, o orgulho e o comodismo.

Luiz Gonzaga S. Ferreira - Araraquara, 19/03/2011

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics