Vivendo com probidade
Ninguém vive aleatoriamente. A maneira de viver depende de uma série de fatores que decorrem de influências biológicas, genéticas, ambientais, sociais, instrutivas e educativas.
A vida com probidade é uma qualidade de vida que se caracteriza pela integridade moral, retidão de caráter, honradez.
Denota, por assim dizer, certo avanço no processo evolutivo do ser dotado de inteligência e espiritualidade.
Tratando-se de uma qualidade moral a probidade é uma conquista humana que decorre da formação intelectual, moral, social e pessoal.
O indivíduo probo tem consciência dos seus direitos e deveres e os assume com dignidade em todas as situações de vida, quer seja na família, na escola, no trabalho, nas atividades sociais e recreativas; não se vale da improbidade alheia para seu proveito.
Seria ilusório pensar que a probidade reinasse no mundo em que vivemos, uma vez que prevalecem ainda entre nós os interesses pessoais, a ambição, a ignorância e a falsidade.
Cabe à Família, à Escola e às instituições sociais e religiosas, a formação educacional e a instrução que podem iluminar e estimular a probidade.
Compete a cada um de nós, a conscientização e a vivência com probidade.
Devemos ter em conta que viver com probidade não implica em excluir, necessariamente, as alegrias, os prazeres sadios, os ideais promissores e as conquistas justas da vida.
A improbidade administrativa é um grande mal que precisa ser sistematicamente combatido.
Texto elaborado por Luiz Gonzaga S.Ferreira – 19/06/2011
Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II <<<<< PARTICIPEM
0 comentários:
Postar um comentário