PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

14/08/2011

Como lidar com nossas emoções

emocoes

Como lidar com nossas emoções

A “emoção” é assim definida pelos nossos dicionários: “Abalo moral ou afetivo; perturbação geralmente passageira, provocada por algum fato que afeta nosso espírito; reação afetiva transitória de grande intensidade, habitualmente provocada por uma estimulação vinda do meio ambiente; sentimento percebido conscientemente; impulso que gera os sentimentos, tanto conscientes como inconscientes.” (Dic. Larousse Cultural)

As emoções provocam em nós sensações boas, gratificantes e alentadoras, que nos impulsionam para frente, ou sensações penosas e angustiantes que nos fazem ficar tristes, ansiosos e deprimidos.

A emoção sempre causa uma alteração em nosso estado físico e psicológico, e isso é o que mais a diferencia do sentimento puro e simples.
Pelo nosso pensamento produzimos emoções geradoras de medo, de raiva, de alegria, de euforia, de ciúme, de ansiedade, e outras mais.

Como há uma grande interação mente/corpo as moléculas geradas por essas emoções podem interferir em nosso organismo, causando tanto doenças, como boa disposição e saúde.

Muitos problemas de natureza psicológica originam-se em algum tipo de distorção ou negação das emoções e sentimentos. Por isso que é importante a educação emocional, pois é preciso tentar modificar pensamentos e atitudes que atrapalhem nosso convívio com o próximo e que gerem emoções desordenadas, que criam bloqueio e interferem em todo nosso organismo.

As preocupações rotineiras, com coisas simples e comuns, são normais, e não é difícil lidar com elas. Basta que cuidemos de nos prevenir e de remediar, ou apenas esquecê-las se não forem muito significantes.

Tratando-se, porém, de emoções mais perturbadoras precisamos saber lidar com elas. Eis algumas sugestões:

- identificar e analisar os sentimentos perturbadores e suas causas;

- eliminar as exigências emocionais que encontram satisfação em coisas insignificantes. Deixando de ser egoístas, presunçosos, orgulhosos, sentiremos a emoção prazerosa da paz trazendo-nos a tranquilidade que almejamos;

- evitar as distorções, ocultações e exageros ao expor nossos sentimentos. Emoções e sentimentos reprimidos podem gerar doenças como gastrite, úlceras, dores na coluna e alergias;

- usar: a fraternidade para curar a inveja; a atenção para curar o ciúme; o carinho para curar a raiva; o perdão para curar as mágoas; a tolerância e a resignação para vencermos a tristeza com amor.

  • Luiz Gonzaga Seraphim Ferreira - 16/07/201
  • Consulta efetuadas: “Não leve a vida tão a sério” (Hugh Prather)
  • Wikipédia
  • Site “Como Lidar Com as Emoções?” guilherminabcruz@click21.com.br

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics