PROMOÇÃO - Magazine Luiza - NÃO PERCA!

Encontre no blog...

18/09/2011

Evitando as preocupações

ansiedade

Evitando as preocupações

A preocupação é o estado de espírito que nos leva a distanciar do momento presente, fazendo com que direcionemos nossos pensamentos e sentimentos para fatos ou coisas que poderão ou não acontecer, dificultando nossas realizações do agora.

Consequentemente, além de nos causar uma perturbação emocional, com insônias, decepções e angústias, faz com que desperdicemos tempo e energia com possíveis ocorrências sobre as quais não temos qualquer comando.

Assim é que, muitas vezes, nos afligimos demasiadamente com certas ocorrências sobre as quais não temos nenhum controle: perdas de entes queridos; desastres eminentes perdas financeiras, etc.

O que não se pode é confundir a “preocupação” com a “previdência”, pois enquanto uma é desaconselhável e inútil, a outra revela inteligência, prevenção e eficiência.

Prudência não é preocupação, porque a prudência é sensata e moderada, enquanto a preocupação é irracional e tolhe o indivíduo, prejudicando-o em seus empreendimentos.

Nos meios familiares é comum, também, confundir o propósito de “dar proteção” com o de demonstrar “preocupação”. Às vezes pensamos estar protegendo e auxiliando entes queridos, quando na verdade estamos incutindo de modo imperceptível, medo e insegurança.

Diante, porém, das incertezas da vida e motivados por sentimentos de responsabilidade, de culpa, e de amor, é natural que nos abalemos com possíveis acontecimentos futuros.

A calma, a ponderação, o diálogo, o otimismo e a confiança, quando direcionados para atitudes e providências cabíveis, substituem com vantagem a preocupação.

Luiz Gonzaga Seraphim Ferreira – 14/08/2011

Fonte: Escola da Vida / Escola da Vida II <<< PARTICIPEM

1 comentários:

Micarla disse...

Boa Noite,adorei ler o post,devemos ter sempre bons pensamentos,paz de espiríto é a melhor coisa que existe.

Postar um comentário

Gostou do Post? Então espalhe!

Quem está curtindo...

Encontre no blog...

Fique mais.... Leia os nossos artigos!!!

Gostou? Então espalhe!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Web Analytics